2015/11/15

Memórias da Nossa Terra


Em 15 de Novembro 1959 o nº 1.341 o Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia

O ANO VINÍCOLA
Na região de Colares
Vão longe os tempos em que a vida e celebridade de Colares e arredores assentavam quase exclusivamente na excelência dos seus vinhos. Estes, se não perderam a justa fama, diminuíram em quantidade, e nas areias, onde imperava a cepa do «ramisco», surgem hoje vivendas modernas, símbolo dum progresso que não pode esquecer o passado.

Felizmente que a Adega Regional de Colares não descuida a sua missão, contribuindo para que se não perca totalmente o característico e aromático vinho «ramisco», mundialmente apreciado. Assim é que, apesar do pequeno ano vinícola, a Adega registou maior quantidade de entradas de uva que em 1958, pois laboraram-se 900 pipas, cabendo à freguesia de S. João das Lampas 22%. Para este resultado contribui certamente, o bom preço que a Adega pagou pela colheita de 1958 e também o abono fixado para esta colheita, que na opinião dos vinicultores é compensador.

Ao visitarmos a Adega Regional, durante o período da última vindima, notámos que as suas instalações são, não só precárias para a laboração de tal quantidade, como antiquadas. Bom seria que a Junta Nacional do Vinho, que tanto tem contribuído para o progresso da viticultura em todo o país, levasse por diante, o mais brevemente possível, o projeto, que nos consta estar em estudo, para construção de novas instalações, dotadas dos mais modernos requisitos.  
Reporter Colarense

Sem comentários: