2006/04/13

Não Custa Muito Ajudar a Ter um Planeta Mais Limpo

Onde deitar fora o óleo dos fritos?

Mesmo que não façamos muitos fritos, quando o fazemos, deitamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? - perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos.

Sendo assim, o melhor que temos a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes ou até a do próprio óleo), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo o lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais, e ser necessário dispender milhares de euros a mais para o seu tratamento.

UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição ....se não fizermos a nossa parte, será muito difícil.

Nalguns concelhos, há já uma espécie de óleo-ecopontos.
V.Cara D'Anjo

4 comentários:

Anónimo disse...

Afinal tenho que reconhecer que estava um pouco enganada. Quando comecei a entrar neste blog, disse para com os meus "botões" mais uma lavagem de roupa suja, o que não é verdade. Nunca esperei que abordasse assuntos tão diversos e úteis.
Parabens
Margarida Batista

Anónimo disse...

Minha Cara Margarida, Tem razão a qualidade está a aumentar e pelo que tenho reparado os Colaboradores tambem têm qualidade...

Anónimo disse...

A notícia está interessante mas esqueceste-te de dizer que no nosso concelho já existe recolha específica de óleos alimentares e nomeadamente na nossa freguesia também já existe um "oleão". Está colocado junto ao Posto Municipal de Energia (antigo posto de Turismo junto á Adega Regional de Colares).
Se todos ajudarmos talvez os nossos filhos ou pelo menos os netos tenham um planeta mais "limpinho".

Susana

Anónimo disse...

Quero dar os parabens ao autor do blog, de trazer assuntos interessantes para o nivel dos comentarios terem interesse,mas sr CA,não te posso perdoar,tu uma pessoa atenta ao que se passa na freguesia, não tenhas mencionado(certamente por lapso)que como a tua colega e muito bem focou,que junto ao antigo posto turismo está um deposito para recolha de óleos.
(Isso é para veres que quando se pede para andares atento ao que se passa,para estas coisas não te passarem ao lado)
boa PÀSCOA