2006/05/24

Pelourinho de Colares















O pelourinho de Colares, está implantado no Largo D. Nuno Álvares, na Vila de Colares.
É do tipo Manuelino e provavelmente contemporâneo da renovação do Foral de Colares, em 1516.
Tem base prismática, fuste recamado de flores, emergindo nas estrias espiraladas que se repetem, ao cimo, na pirâmide cónica assenta sobre uma viçosa fluorescência.
É diferente dos pelourinhos medievais pela riqueza da decoração e pelo vigor do sentido artístico com que foi ornamentado, este pelourinho é um dos melhores exemplo deste tipo de monumento da época Manuelina.É um monumento classificado desde 1910
.
V.C.Anjo

3 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão em trazer aqui o pelourinho. Acho que aqueles tipos do patrimonio que não levantam o rapiosque das cadeirinhas, deviam vir cá para ver se arranjavam uma protecção para porem á volta, porque qualquer dia da forma como estacionam ali vai um desses marmelo com um jipe parte aquilo tudo.E como diz, o que está ali é uma obra maravilhosa.
Vá lá lesmas do património façam alguma coisinha.

Anónimo disse...

Tem toda a razão sr.Cusca, um dos grandes problemas do nosso país é que muitas coisas importantes são feitas por "engravatados" a uma secretária, e não no local, como deveria ser. Assim evitavam-se erros, por vezes gravíssimos, e ouviam-se opiniões de quem, apesar de não ter cursos, normalmente sabe bem do que fala.
Isabel Roma

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom