2006/08/19

A Bela Sardinha Assada...Na Praia

Chega o turista com a família, estaciona o veículo e começa a descarregar a bagagem, mesas, sacos com pratos e talheres, bebidas com fartura (porque o calor aperta), vegetais e legumes como manda a tradição numa boa salada, saco com carvão e a bela sardinha da costa. Arma todo o "estaminé", acende a fogueira, e há que começar a assar as sardinhas porque o apetite já é bastante.
Tudo isto seria tipicamente português se não se passasse em plena Praia das Maçãs num Domingo de Agosto.
Meus amigos, com tanto pinhal por aí vejam lá se para a próxima fazem uma sardinhada mais tradicional.
Cara D'Anjo

8 comentários:

Anónimo disse...

Só falta um arrozinho de tomate a acompanhar as sardinhas asssadas! Para quem gosta de saber como eram as coisas em tempos ainda mais pictorescos, sugere-se a leitura de “AS PRAIAS DE PORTUGAL - GUIA DO BANHISTA E DO VIAJANTE”, de Ramalho Ortigão (1876).

Anónimo disse...

Ao contrário do que diz o Sr.Cara d'Anjo, ainda bem que esta família típica, não foi assentar arraiais num pinhal qualquer... Eram capazes de pegar fogo ao pinhal, assim ao menos a areia não pega fogo !!! Quando é que esta família portuguesa entra para a União Europeia ? Hão-de vir alguns que defenderão, que a liberdade serve para que cada um faça o que lhe dê na real gana... Mas não, não é assim. E o respeito pelos outros, onde está a preservação do que é de todos? Quando chega aí, fazem-nos um manguito! Tenho esperanças que os netos de gente tão retrógrada, hão-de ter vergonha dos seus ascendentes, se um dia alguém lhes contar esta façanha.
Da Maria e do Manel Saloio.

Anónimo disse...

Vitalino, bom dia!!!
Adoro ler o seu blog, porque assim fico conhecendo mais sobre seus costumes, sua cultura.
Beijos com carinho
Lucimar

Anónimo disse...

Vitalino, seu blog está a cada dia mais bonito, a cada dia uma nova informação, o que adoro porque assim vou aprendendo mais sobre seu país e sobre sua cultura e seus gosto.
Com muito carinho
Lucimar

Anónimo disse...

Boa, agora fica a "nossa amiga" brasileira a pensar que todos os portugueses vão para a praia assar sardinhas. Talvez a moda pegue e passemos a ver qualquer dia uma sardinhada em pleno "calçadão".

Anónimo disse...

Foi um espectáculo digno de se ver e eu vi-o. Um mergulhito seguido de um copito de vinho e de uma bela sardinha.

Anónimo disse...

isso só quer dizer que alguns comentadores não estão muito identificados com a praia maçãs.
1ºsempre ouvi dizer que a p maçãs era a praia do farnel da perna de galinha,do garrafão,é evidente que os hábitos mudaram,e só um caso pontual é que preserva a tradição,mas tambem lhes digo é melhor fazer e comer uma sardinhas que pizas,hamburguer,comida de plastico,é que os que teem mania que são finos e quéques,se veem a comer sardinhas ou frango e a tomar um copo de vinho é SALOIO mas se comerem uma fatia de piza e uma cocacola,já é vulgar.
deixem-se de perconceitos,e manias e sejam iguais a vós próprios.
bem hajam
txio

Anónimo disse...

Preconceitos e manias, não. Há pessoas que não evoluiram no tempo e isso, apesar de não termos nada a ver com isso, acho que entristece qualquer um. Uma coisa é um dia de praia, com "farnel" saudável e adaptado ao local, outra é um "piquenique" que tem hora e local.