2008/06/03

CONVERSAS COM QUEM SABE

Conversas com quem sabe
Conhecer o fogo, prevenir os incêndios
7 de Junho, pelas 17h00 nos B. V. Almoçageme

Alguns dos melhores especialistas nacionais vêm partilhar o seu conhecimento e as suas experiências com a população numa sessão aberta a todos no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme.

Os incêndios não resultam apenas de descuidos, ou da negligência. E nem sempre são obra de pirómanos. Prevenir os incêndios não é apenas uma responsabilidade das forças de protecção civil, em especial dos bombeiros, nem um dever dos proprietários que não limpam as matas.

Em zonas com o nosso clima e o nosso tipo de vegetação o fogo era um fenómeno natural antes de o homem aqui viver, mas hoje pode assumir proporções catastróficas.

Por isso, numa região onde existem matas preciosas e onde as casas se abrigam na sombra dos pinhais, conhecer melhor o fenómeno do fogo, conhecer melhor as características da floresta, saber mais sobre o que se deve fazer quando se declara um incêndio é tão ou mais importante do que garantir que os nossos bombeiros têm as melhores condições operacionais.

Os nossos convidados são:

Prof. Fernando Catarino
Botânico, um conhecedor profundo das matas e dos bosques da Serra e de toda a área abrangida pelo Parque Natural
*****
Prof. Pedro Miranda
Físico, climatologista, estudioso do impacto das alterações climáticas e da relação entre a propagação do fogo e o regime de ventos
*****
Eng. Tiago Oliveira
Engenheiro silvicultor, especialista na prevenção e combate a incêndios, acompanhou a brigada que, durante os grandes fogos de 2004, viu morrer dois sapadores.
*****
António Manuel Duarte Carvalho
Coordenador de Investigação Criminal da PJ
Formador na área da investigação de incêndios e identificação de meios de prova no crime de incêndios, das Instituições. Integra a equipa de Projecto do ISPJCC/PJ, para a definição do “Perfil sócio-psicológico do Incendiário Português”.

Entrada Livre

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo 1º invento para a comunidade,sinto que estao a renascer e mostar a freguesia aquilo que sempre foram, nao liguem as vozes dos que destruiram.
Ao principio é dificil,mas com coragem chegam onde querem. estao no bom caminho!!!!!!!!!
Força Sra Presidente

Anónimo disse...

diz uma mente brilhante-nao liguem as vozes dos que destruiram.
bem este sr. deve estar a referir a pessoas como ele que arrasou os BVA,semeou venenos por todo o lado,até que para bem dos BVA saiu,foi uma mais valia a sua saida,mas agora como nem bombeiro é,e quer voltar a todo o custo anda com falinhas mansas a engraxar a sra. prst. para regressar.
-uma vergonha
j.p.

Anónimo disse...

Certamente a srª presidente terá facilidade em querer mostrar trabalho não fosse ela esposa de quem é agora meus senhores não venham embandeirar todos nos sabemos que agora tudo é mais facil. Mas mesmo assim deixem as pessoas trabalhar para poderem mostarar as suas capacidades não vamos julgar antes de tempo.
Não me espanta nada ver dento de dias uma reportagem no publico sobre os B.V.A factor cunha a trabalhar.

Anónimo disse...

Sempre houve reportagens dos BVA, só nestes 3 ultimos anos é que nao hoje nada, mas secalahr as pessoas tinham outros objectivos!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Es mesmo cromo eu não quis atingir ninguém se tens dor é por tens o rabo preso.
Rui