2008/08/22

Abaixo Assinado

Circula por toda a Freguesia de Colares um Abaixo Assinado cujo objectivo é o de alertar para o grave perigo de incêndio em toda a nossa zona, nomeadamente nas áreas de serra e de pinhal. Apesar de não ser muito claro quanto à medidas a serem tomadas nessa prevenção, esta será uma iniciativa a apoiar por todos aqueles que se preocupam com a nossa terra.

Se ainda não assinou, procure um cartaz igual a este e junte-lhe a sua assinatura.

A União faz a Força!

9 comentários:

Anónimo disse...

Assinar o quê!? Quais as medidas!? Quem as vai tomar!? Quando!? Com que meios!? Quem tomou a iniciativa do baixo assinado!?

Anónimo disse...

È importante que surja um movimento cívico que responsabilize as entidades envolvidas na prevenção do património florestal e habitacional de Sintra(Camara Municipal, Junta Freguesia, Protecção Cívil, Bombeiros, Património Sintra-Cascais,entre outros), por uma efectiva prevenção pro-activa, e que não se desresponsabilizem dizendo que as competências são sempre das outras entidades.

No passado dia 20 de Agosto, na sequência da " Acção de sensibilização na serra de Sintra " que decorreu de 15 a 17 de Agosto, promovida pelo Gabinete Técnico Florestal de Apoio à Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, Protecção Cívil de Sintra, contactei este serviço através do Sr. Engº. Filipe Coelho para o alertar de uma situação de elevado risco de incêndio que existe em Penedo-Colares.

Após lhe descrever a situação e enviar imagens de umas àrvores que se encontram sem manutenção por parte do propriétário(Sr. Filipe Pinto da Costa), estando já a envolver os fios de alta tensão e a menos de dois metros das vivendas circundantes, disse-me que estes assuntos de prevenção de incêndio não eram da responsabilidade da Protecção Cívil de Sintra e não iriam fazer nada.

Para que serve a Protecção Cívil Sintra?

- Fazer campanhas de sensibilização para gastar os recursos financeiros dos contribuintes, e de seguida dizer que não é nada com eles ?

- Criarem empregos altamente remunerados para algumas pessoas ?

- As inúmeras viaturas que circulam diáriamente pela serra de sintra e arredores não deveriam fiscalizar e avaliar as situações de risco detectadas e denunciadas pelos cidadãos, em vez de andarem só a passear e a correrem atrás do trabalho desenvolvido pelos Bombeiros para aparecerem em horário nobre de telejornal, com o nosso ilustre Presidente de Câmara ?

As únicas entidades que deveriam ser responsáveis por esta prevenção, deveriam ser os Bombeiros em articulação com a Camara Municipal,a Junta de Freguesia, e a sociedade cívil.

Deixo aqui mais uma vez o alerta de risco de incêndio que se verifica na Rua Julio Dinis Firmino nº.6 no Penedo-Colares, na esperança que os promotores deste site também possam fazer uma pequena reportagem/Alerta para esta situação.

Amilcar Neves

Anónimo disse...

votos em branco ja nao se usa meus amigos, somos uma freguesia rural, mas nao somos bambos.concordo plenamente com o comentario anterior.

Anónimo disse...

Até que enfim alguém chama a atenção a estes senhores da Protecção Cívil de Sintra.
È muito triste que os habitantes da nossa freguesia não cuidem das suas propriedades nem tenham respeito nem consideração pelos outros. Ainda há pouco tempo vi esse Sr. Pinto da Costa a receber um diploma nos nossos Bombeiros em Colares. Gostava de saber que serviços é que ele prestou que o justifiquem. Alguém sabe me dizer ?

Anónimo disse...

Qual será a intenção deste baixo assinado? Quem o promove será o promotor do blog?

Será que não sabe que Sintra tem um Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovado, que esse Plano é do conhecimento de todas as entidades públicas e privadas, nomeadamente: Câmara; Parque Natural; Direcção Geral de Florestas; Juntas de Freguesia; Associação de Proprietários da Serra; Monte da Lua; Forças de Segurança e Bombeiros entre outras entidades.

Será que não sabe que existe um dispositivo de vigilância integrado com a participação das entidades supra referidas.

Será que a informação das situações existentes é enviada para quem de direito.

Será que não sabe que enquanto todos nós temos a nossa responsabilidade enquanto cidadãos e até por força da legislação temos de ter as nossas propriedades limpas de forma a minorar o risco de incêndio que está sempre presente afinal estamos dentro de uma área florestal.

Será que não sabe que por força de edital ou notificação a maioria dos prevaricadores já foi notificado para proceder a essas limpezas, conforme previsto na legislação

Todas estas informações foram publicadas em outro blog (Alvor de Sintra) e na impressa escrita local.

Não basta apenas dizer que ninguém faz nada, temos de fazer a nossa parte também.

Anónimo disse...

Existem pelo menos 7 entidades Públicas e Associações, para além das juntas de Freguesia para Defesa da Floresta contra incêndios na serra de Sintra ? Estamos a falar da extensão da serra de Sintra ou dos Himalaias ?

Era importante que o(s) autores do baixo assinado se identificassem no blogue, para que não permitam que sejam levantadas falsas insinuações contra o autor do blogue, que presta um grande serviço de cidadania.

Bem Haja !

Anónimo disse...

Parece que o bandido é quem publica a noticia não é quem deixa tudo sujo e por limpar a prevenção nasce em cada cidadão não é depois de casa roubada que se poêm trancas na porta.
Pedro

Anónimo disse...

Esclarecendo o anónimo que se referiu a "esse Sr. Pinto da Costa" (já agora, de seu nome próprio Filipe, para que não haja confusões), informo-o que se trata de um conterrâneo, nascido e criado no lugar do Penedo, cujas tradições tem procurado defender e manter.
É "designer" de profissão, actualmente retirado e tem colaborado graciosamente com diversas colectividades e associações da nossa terra, bem como com a Junta de Freguesia de Colares, em trabalhos da sua área profissional.
Foi ele que concebeu (graciosamente, não é demais acentuar) uma medalha com que os Bombeiros de Colares têm obsequiado entidades e colectividades diversas e a Direcção entendeu contempla-lo, merecida e publicamente, com o exemplar nº 1 da referida medalha (salvo erro).
JAIME CORVO - Colares

Anónimo disse...

Atendendo ao nosso conterrâneo tratar-se de um cidadão que procura " defender e manter as tradições ", e ser uma pessoa que tem colaborado com os Bombeiros de uma forma continuada(o que desde já saúdo), parece-me que tem então uma responsabilidade acrescida de ser um bom exemplo nas práticas de cidadania pelas quais todos somos responsáveis. Nunca é de mais alertarmos e colaborarmos activamente, e não só na altura das cerimónias institucionais.