2008/10/06

Passeio a Móra

No passado dia 25 de Setembro, a Associação de Idosos, Pensionistas e Reformados do Mucifal, promoveu um passeio ao concelho de Móra, tendo visitado o Fluviário de Móra, inaugurado em Março de 2007, que encantou todos os associados com a diversidade de peixes de rio, dos mais diversos pontos do mundo, alguns de aspecto e cor muito estranhas, como aquele que se mostra na fotografia.
De seguida, e porque o estômago estava a começar "a dar horas", rumámos a Cabeção, onde nos esperava uma ementa tipicamente alentejana: migas de espargos com carne de porco frita. Até os mais cépticos provaram, gostaram, comeram e repetiram.
Com o estômago já confortado fomos até Pavia, admirar a Anta de S.Dinis, que é uma das maiores antas de Portugal e considerada Monumento Nacional, que terá sido erguida entre o IV e o III milénio a.C., e que terá sido transformada em capela no séc. XVII. Por último o nosso destino foi Brotas, uma freguesia do concelho de Móra, onde nos pudémos surpreender com o Santuário de Nª Sra. das Brotas, sendo a igreja e os edifícios residenciais, antigamente hospedarias de apoio aos peregrinos do Santuário, (edifícios já adquiridos pela Câmara de Móra) a constituirem um conjunto rústico dos séculos 16 e 17, praticamente todos recuperados. E quando se entra no Santuário fica-se boquiaberto perante uma igreja lindíssima, com paredes forradas de azulejos do séc.17, sendo também desse século a imagem de Nª Sra. das Brotas, em marfim, com cerca de 30 cm. Esta localidade, praticamente desconhecida da maioria, tem um acervo patrimonial riquíssimo, além do que já foi referido, pode ver-se um chafariz datado de 1659, a Torre das Águias do séc. 16, também Monumento Nacional, enfim uma zona a explorar pacificamente, sem tempo contado.
E com tudo isto, foi regressar ao Mucifal, pois as horas de sol são menores e o cansaço já tinha tomado conta da maioria.
A.I.P.R.Mucifal

Sem comentários: