2009/10/19

EB1 de Almoçageme - Novas instalações

No seguimento da notícia avançada pelo Notícias, sobre o encerramento da EB1 de Almoçageme, vimos informar que as crianças deverão reiniciar as aulas durante esta semana, no edifício do Centro de Acolhimento São João de Deus.
Estas instalações, situadas na Estrada do Rodízio, estão a ser alvos de uma intervenção, desde Sábado, por parte da Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Junta de Freguesia, HPEM e outros departamentos da CMS. O objectivo é dotar aquele espaço das condições necessárias para a instalação da EB1 e Jardim de Infância de Almoçageme, até que se realize a construção de uma mega-escola de 1º.ciclo, junto à Sarrazola.
Só com o empenho de todos foi possível, em tão curto espaço de tempo, encontrar uma solução para o grave problema da Escola, num local pouco distante e com muito boas condições para as crianças.

16 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os envolvidos, ainda não conheço as instalações mas a avaliar pelas fotos todos ficamos a ganhar.
Obrigado ao Presidente da CMS, ao Presidente da Junta e a todos os que tornaram isto possivel e obrigado á comunicação social por ter apressado esta decisao, felizmente ou infelizmente as coisas só lá vão assim.

Rui Cardoso disse...

Felizmente já se encontrou uma solução de recurso, para o encerramento da escola EB1 de Almoçageme/Colares, de modo às crianças não continuarem sem aulas.

Rui Cardoso

Anónimo disse...

As professoras da Escola agradecem todo o apoio e trabalho prestados por várias mães, que injustamente não foram mencionadas no artigo, assim como a ajuda prestada pelo nosso Director Nuno Cabanas e da professora Rosinda Cabanas. Todos abdicamos o nosso fim de semana, para agilizar esta mudança e proporcionar às nossas crianças um ambiente agradável e adequado ao
ao bom desenvolvimento das nossas crinças, não nos furtando a qualquer tarefa, seja ela carregar moveis ou arrumar papeis.

Anónimo disse...

se acham que a localização da sarrazola não tem comdições de espaço
e de acessebilidades para a actual,
quanto mais para uma mega-escola , 1ºciclo para crianças de 5e6 anos, só quem não passa ali a 1h e as 5h é que pode pensar em construções desta natureza, mesmo a existente ja não comporta as nossas crianças do agrupamento quanto mais ir afunilar o pouco espaço que existe com obras megalomanas, procure-mos outros espaços e outras soluções e não façamos "pregos sem cabeça".

MSSTA

Anónimo disse...

A toda equipa da escola e a todos quantos se envolveram nos trabalhos de decisão, obras e mudança, obrigada pelo esforço e pelo empenho na extremamente rápida resolução do problema.
MJ Câmara

Anónimo disse...

Concordo plenamente com MSSTA.
Não me parece que junto à Sarrazola seja o local ideal para uma mega-escola. Em tempos, a Câmara ainda veio ver (o Presidente, o Vereador da Educação e funcionários superiores)um terreno no Mucifal, junto ao Caminho do Forno, que parecia ideal para esse efeito, mas o proprietário pedia na altura parece que 60.000 contos por 5.000 m2 de terreno, e a Câmara nem sequer negociou porque era um exagero. Depois pensaram melhor, e o terreno nem tinha as condições ideais, por causa do estacionamento à chegada e à saída das crianças.
Que se dirá então com a estrada nacional mesmo ali, sem passeios, enfim não será defacto a melhor solução. Mas concordo plenamente com uma mega-escola, pois um universo de cerca de 350 crianças no 1º ciclo do ensino básico, só tem a ganhar com boas condições que uma escola feita agora, lhes pode proporcionar.
Uma avó.

Anónimo disse...

Então, ... porque não, a CMSintra negociar com o Centro de Acolhimento Temporário de São João de Deus (Casa do Telhal) e fazer do referida espaço, a tal "mega" escola necessária a esta Freguesia.
Deixou aqui um pedido:
- Sr.Presidente da Junta de Freguesia, faça deste caso um caso prioritário...e como costuma fazer, diga-se de passagem com toda a dedicação e disponibilidade... fale com os "chefes" lá de Sintra... As acessibilidades para a escola seriam as ideais...
Como é que é possivel querem fazer uma mega escola junto à sarrazola? Os alunos da mesma nem sequer têm passeios para irem da Varzea para a escola. À bati numa questão que penso que ajudaria... Porque não a EPAV recuar um pouco o muro que fica junto à estrada nacional e tranformar o espaço em passeio. A EPAV não perderia nada a não ser uma tira de terreno que neste momento nem é utilizada.


Um pai (da Escola da Sarrazola e de uma Escola Primária)

Anónimo disse...

Também quero aqui louvar o empenho de professores e encarregados de educação num esforço comum para que, rapidamente, se encontrasse uma solução provisória, até à finalização do novo polo que irá concentrar várias escolas do 1º ciclo, na escola sede. Não será uma mega-escola como alguém já aqui disse mas, tão só, a escola necessária que há muito se impunha para que os alunos de toda a freguesia possam beneficiar de instalações condignas e boas condições de aprendizagem, em igualdade de circunstâncias. Porque é disso que se trata! Existem neste momento escolas do 1ºciclo com melhores condições, como o Mucifal, por exemplo, e outras com péssimas condições como era o caso de Almoçageme! Por isso, onsiderar precipitada ou desnecessária a construção deste polo revela apenas uma visão sectária e um grande desconhecimento dos problemas globais de toda a comunidade educativa de Colares. Já seria talvez tempo de ver um pouco mais além do que a "nossa rua" e procurar conhecer e defender a causa da "rua do outro". Porque a nossa comunidade é o somatório de todas as ruas. Parabéns a todos os que contribuiram para a solução e não para o problema.

Anónimo disse...

Será que é desta que a escola da Azóia (que apenas se encontra em funcionamento para salvar Almoçageme) fecha?
Sim, é que deixar mais um ano aquelas crianças impossibilitadas de conviver com outras, não me parece justo.
Uma mãe preocupada com a falta de convivio entre alunos

Anónimo disse...

Boa Noite,
Muitos parabéns pela rápida resolução deste grave problema. Já agora queira manifestar a minha sincera preocupação com a "ideia" da construção de uma mega escola na Sarrazola, porque como mãe de um aluno da mesma, tenho a dizer que a escola da Sarrazola já não tem capacidade para os trezentos e tal alunos que comporta, quanto mais ter mais trezentos e tal ainda mais pequenos. E as acessibilidades? Acham que todos os pais têm carro? Os meninos vão andar como em outros lugares a viajar de autocarros? E o trânsito, já caótico? Os pais não vão querer deixar crianças entre os 3 e os 9 anos à entrada da rampa da escola. E as entradas separadas obrigatórias? Será que os professores teriam de deixar de ter estacionamento? Acho que é melhor amadurecerem bem esta ideia, e porque não, fazer essa pergunta aos pais e futuros pais da freguesia. Sim porque são eles os interessados e considero que é uma decisão que pode mudar muita coisa. Será que querem que as nossas crianças saiam da freguesia de vez?

Anónimo disse...

Também aqui deixo os meus Parabéns pelo empenho que todos os intervenientes demonstraram. Quanto à "mega-escola" ou "polo escolar", julgo que todos estaremos de acordo de que é urgente criar condições para que todas as crianças tenham uma escola, não só com boas condições mas com espaço para uma oferta diversificada a nível de ensino. Até a Escola do Mucifal, que já aqui alguém disse ter boas condições, não será o melhor exemplo, pois tem um bom imóvel, mas onde as mais de cem crianças se acotovelam para brincar e onde existem aulas em 3 horários diferentes.
O polo escolar é bem vindo, quando fôr estudado e debatido o melhor local, e não pela vontade tirana de alguns, que pensaram ali (sarrazola) e nunca equacionaram outros locais.
Mãe (Sarrazola e EB1 do Mucifal)

Anónimo disse...

Para quando uma "mega" reunião com pais, Associações de Pais, autarquia, etc????

Anónimo disse...

pode-se fazer mega reuniões,mas o que e certo e que o senhor director
e de ideias ficças,e ja tem a coisa
cozinhada ali para o parque de estacionamento dos prof.,veja-se bem a onde se esta a pensar enterrar milhares dos contribuintes
numa coisa que apartida ja ficaria estagnada.
ou o proque da tv,e de ver que traz agua no bico.
nada dista tira a razão a esc.de almoçageme porque aquilo não tinha condições para as crianças,nas não deixa de ser um acto de aproveitamento,e propaganda da parte do senhor director ,para justificar a construcão rapidamente
do polo no referido parque da sarrazola. faça-se sim bem ponderado de facil acesso para todo o agrupamento,e entam sim com uma boa aplicação do dinheiro publico(nosso)

pai de aluno 1º ciclo e2º ciclo

Anónimo disse...

Boa noite!
Gostava de agradecer aos membros da j.f.colares (presidente da junta) e aos membros da camera municipal de sintra, e todos os outros que interviram, (principalmente professores e auxiliares) para a mudança da escola de Almoçageme e jardim de infancia (EB1 DE ALMOÇAGEM).

Anónimo disse...

È de elogiar o esforço, que nestes dias as auxiliares e professoras da Escola e Jardim de Infancia de Almoçageme fizeram, para que no dia 21/10/09, tudo estivesse a pronto para receber as crianças.
Os meus sinceros PARABENS.
E que recebam muitos mais elogios, pois vocês merecem.

Anónimo disse...

Colocar as crianças do 1º. Ciclo em Sarrazolas é das ideias mais absurdas.
Sarrazolas já nasceu "curta" para as crianças que a frequentam quanto mais pensar em juntar mais crianças.
Corredores minúsculos junto das salas de aulas, causando uma aglomeração exagerada de alunos nesses espaços exíguos.
Estrada com muito trânsito e sem passeios.
Que os pais , professores e pessoal auxiliar, Juntas e Câmara se reunam e cheguem a um consenso para a contrução de um espaço escolar para o 1º. Ciclo com as melhores condições.

Não precisam de ir muito longe, vejam como o presidente da Câmara de Mafra deu solução para as crianças do 1º. Ciclo.
Avó dum aluno de Sarrazolas
Obs: Seria possível mudarem a cor da letra dos comentários? É difícil de ler. Obrigado