2009/12/12

Com o aproximar do Natal, vamos procurar dar aqui algumas sugestões aos nossos visitantes.
Começarmos com doce bem tradicional do Alentejo.


Azevias de grão-de-bico à alentejana

Grão de Bico.....500 gr.
Açúcar refinado.....250 gr.
Sal refinado.....q. b.
Canela em pó.....q. b.
Raspas de limão ou laranjas.....q. b.

Para o Recheio

Depois de convenientemente demolhado e cozido o grão-de-bico, escorrido e passado no espremedor para ficar reduzido a polme fino.
Põe-se ao lume o açúcar com metade do seu peso de água e lava-se a ponto de pasta. Em seguida, tira-se para fora do lume, deita-se na calda o polme de grão, um pouco de sal refinado, canela em pó e raspas de limão ou laranja. Mistura-se tudo muito bem e com a pasta resultante recheiam-se pastéis de massa tenra, que se levam a frigir em bom azeite fervente.
Os pastéis devem ser ovais e alongados.
As azevias servem-se frias polvilhadas com açúcar.

Massa para as azevias

Deita-se numa vasilha de loiça 250 gr. de farinha, dois ovos, uma colher de manteiga, outra de banha, amasse-se por um bocado até ligar bem e deite-se, aos poucos, cerca de 2 decilitros de água tépida com sal suficiente para temperar. Continue a amassar-se com a palma da mão, passando a massa em seguida para a tábua de tender. Depois embrulhe-se em pano húmido e deixe-se em repouso, pelo menos uma hora. Mais tarde estende-se sobre a tábua com o rolo, corte-se segundo a forma da azevia, embrulhe-se com o recheio e ponha-se a frigir em azeite

Sem comentários: