2010/02/17

As Nossas Receitas


Coelho à económica

Aproveita-se o sangue do coelho, deitando-lhe um fio de vinagre e duas colheres de vinho branco maduro para evitar que este coagule. Deita-se numa caçarola 40gr. de banha de porco ou manteiga, faz-se corar na manteiga 150gr. de presunto sem gordura, cortado em bocadinhos e logo que esteja todo por igual corado deita-se num prato. Na mesma gordura coram-se 12 cebolas pequenas, retirando-se para um prato. Deita-se então o coelho partido aos bocados não muito grandes; tempera-se com sal, pimenta, alho, louro e deixa-se cozer bem o coelho; depois salpica-se com 30gr. de farinha de trigo (colher e meia), mexe-se até tostar a farinha. Rega-se com ¾ de litro de vinho branco e ½ de água, tempera-se outra vez e deixa-se ferver, mexendo sempre.
Antes de lavar o coelho o coelho, deve-se chamuscar com 3 colheres de cognac; depende do gosto de cada um. Junta-se-lhe mais um ramo de tomilho, salsa, ou louro, um dente de alho, o presunto e as cebolas; tapa-se e deixa-se ferver brandamente.
Passado ¼ de hora, deita-se-lhe 8 batatas medianas partidas aos pedacinhos, coze mais ½ hora. Dez minutos antes de servir junta-se-lhe o fígado e o sangue que se deve aquecer com algumas colheres do molho de coelho.

Sem comentários: