2010/04/02

Sexta Feira Santa e a Nossa Tradição

A Praia das Maçãs, ainda mantêm a tradição da apanha do mexilhão nas manhãs de sexta feira santa.
Foram muitos os Colarenses e não só, que se deslocaram hoje pela manhã à zona da praia para apanharam os deliciosos mexilhões da nossa costa.
O Notícias esteve lá, e registou o acontecimento e como sempre edita um receita do tão apreciado bivalve

Preparação e cozedura de mexilhões

Para 4 pessoas tome:
4 Kg de mexilhões bem fechados. Ponha os mexilhões de molho em água fria durante algumas horas. Esfregue as conchas com uma escova e substitua a água. Rejeite os mexilhões abertos e retire a barba aos restantes.
Coloque os mexilhões num tacho e regue-os com 2 dl de vinho branco. Junte 1 alho francês cortado aos bocados, um ramo de salsa e 1 pé de aipo, grosseiramente picados. Tape, leve ao lume forte e, agitando o tacho, deixe cozer durante 5 minutos. Os mexilhões estão abertos. Deite fora os que estiveram fechados.
Deite os mexilhões num prato fundo e sirva imediatamente.
Pode comer os mexilhões directamente da concha , ou retirar uma das conchas e mergulhar num molho preparado com 1 colher de sopa de mostarda, ½ colher de sopa vinagre, 2,5 dl da água que os mexilhões largaram e um pouco de natas.


O mexilhão é um molusco marinho bivalve de valvas ou conchas muito escuras com laivos azuis e pretos que abundam muito nas costas de Portugal. Prendem-se às rochas e aos cascos dos navios que estacionam por muito tempo. Os destas proveniências devem rejeitar-se, porque os cascos são muitas vezes forrados de cobre e os mexilhões, ingerindo os sais deste metal, tornam-se venenosos.

Sem comentários: