2011/01/30

Memórias da Nossa Terra

Em 30 de Janeiro de 1944, o nº.513 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia

No dia 22 completou 62 anos, felizmente muito limpos e vigorosos, o nosso querido amigo e redactor Alberto Tota - o homem que, pelo seu coração, pela sua inteligência, e pelo seu dinamismo e elevado carácter, que é puro e integro, conquistou a simpatia e admiração de todos as pessoas honradas do concelho de Sintra em geral e da linda região de Colares em particular.
Como é velha praxe, e à falta de melhor prenda, lá fomos às Azenhas do Mar levar ao nosso inconfundível amigo o abraço de leal e sincera amizade que lhe dedicamos - sem favor, mas por justiça. Igual pensamento teve outras pessoas – muitas e muitas dezenas de pessoas amigas e admiradoras de Alberto Tota, da sua família e das virtudes que constelam a grandiosidade do seu coração.

62º.Aniversáreio do

HOMEM DE COLARES

Artistas dessa moira Sintra, ouvi-me!
Eu tenho orgulho em ser vosso irmão:
Vós, imortal fazeis a crivação;
Eu, eternizo o que Jesus redime.

Comanda-nos o mesmo ideal sublime,
-A vós de lápis ou pincel na mão,
E a mim, de alma a subir em oração-:
Servir o bem e o belo - o grande crime…

Mas suspendei-vos hoje a contemplar
A tela dessa Várzea, até ao mar,
Que à mais viciosa tinta absorve e esgota;

E sublinhai a luz em que anda acesa
A obra de bondade e de beleza
De um outro nosso irmão - «Alberto Tota»
P.e César A. Garcia


Sem comentários: