2011/03/10

Culinária "Bacalhu à Avó Margarida"


Bacalhau à Avó Margarida

Calcula-se para cada pessoa 125 gr. De bacalhau. O bacalhau de ser branco e com o lombo alto. Demolha-se uma parte do lombo durante três dias para se lhe tirar o sal. Limpa-se da pele e das espinhas e corta-se em filetes quadrados de 4 cm. de lado. Deita-se numa frigideira 1 decilitro de azeite de boa qualidade, frigem-se os filetes sem deixar corar, deita-se no azeite 2 dentes de alho finamente cortados e uma cebola picada miudamente. Junta-se 1 litro de água e um copo de vinho branco, sal, pimenta, 2 gr. de açafrão, 2 colheres de massa de tomate, um tomate às rodelas limpo de pele e grainhas, 2 dentes de alho esmagados e uma casca de laranja seca, salsa ou loureiro.
Deixa-se ferver durante 6 minutos e junta-se-lhe 4 batatas partidas às rodelas grossas.
Dez minutos depois, põe-se os filetes de bacalhau por cima e deita-se-lhe mais 4 colheres de sopa de azeite. Ferve sem parar um quarto de hora.
Faça-se torrar no forno 12 fatias de pão, colocam-se numa travessa, regam-se com o molho do bacalhau e por cima dispõe-se o bacalhau em forma de timbale. Polvilha-se com sal picada.
E pronto é só comer.
Para acompanhar o Notícias aconselha um “CHÃO RIJO” Branco Colheita,2008-CASTAS: Malvasia de Colares, Galego Dourado e Jampal

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois sim. Pode ser bom, mas é pena não terem posto uma fotografia do prato depois de cozinhado, pois sempre aguçava o apetite e a vontade de fazer a receita ou não. É que bacalhau sabemos nós o que é.
Beijinhos.
Ana

Anónimo disse...

Mas que deve ser bom, isso deve ser verdadinha mesmo sem foto...
Luciano

Anónimo disse...

Com os "caracos", mesmo com ou sem foto, vemha lá o bnacalhuço que marcha na mesma.E então com esse branquinho, até deve ressuscitar um defunto.
Boa idéia Vitalino e Susana.
Carlos Batista