2011/10/27

Memórias da Nossa Terra

Em 28 de Outubro de 1993 o
Jornal Regional a "Pena" escrevia o seguinte da nossa Terra


Colares
Onde o mar acaba

Contrariando o poeta Luís de Camões, António Caruna, presidente da Junta de Freguesia de Colares eleito pelo PSD, considera que é em Colares que “o mar acaba e a terra começa”, local que já foi sede de concelho, chegando a ser, depois do Douro, uma importante região demarcada, referenciada pelo “excelente vinho de Colares”. A realidade de hoje em dia é bem diferente, e “o problema dos esgotos e abastecimento de Água “ são dois aspectos “ mais graves”, que ficaram por resolver, segundo o autarca social-democrata, que ressalva dizendo “que todas as caminhadas começam por um pequeno passo” e o passo está dado com aquisições por parte da Câmara dos “terrenos para a implantação das estações de tratamento de águas residuais” (ETAR’s), estando já lançado o concurso público para a construção de centrais de tratamento de águas (EPAL’s), “uma empreitada a construir em 3000 dias”. Quanto ao abastecimento de água, “houve melhorias” mas ficaram por resolver “os casos gritantes” como em Almoçageme, “que vive de captações locais”, esperando-se que dentro de dois anos a situação esteja completamente resolvida.
A Praia das Maçãs está carenciada de tudo quanto se relaciona com infoestruturas, não obstante possuir recursos físicos e naturais para atrair mais e melhores turistas, mas a falta de esgotos, água e zonas verdes, são assuntos para um futuro que se espera.
A Junta de Freguesia e a Câmara conseguiram adquirir um terreno em S. Sebastião, “onde vai ser implantado um Centro de Saúde, um Centro de Dia para a terceira idade e uma sede para a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares”, três instalações que serão obra para o próximo mandato.
Para António Caruna, alguma coisa ficará por fazer. “Não há nenhum político que diga em fim de mandato que esteja satisfeito”, mas acrescenta o presidente da junta, “ os sonhos muitas vezes ultrapassam as realidades concretas” e, fazendo o somatório de todo o trabalho desenvolvido, considera que “foi um balanço positivo”.
António Caruna, eleito pelo PSD, vai abandonar “as lides politicas” e não se recandidatada às próximas eleições autárquicas.   



Sem comentários: