Em 1 de Novembro de 1959 o Jornal de Sintra no seu nº1.339 publicava o seguinte sobre a nossa freguesia
COLARES
BANDA DE COLARES – Completa hoje,1 de Novembro, mais um aniversário, a Banda dos B. V. de Colares, que por esse motivo estará em festa. Sabemos que, em virtude dos seus elementos se estarem preparando para o concurso da F.N.A.T., as comemorações não terão o cunho habitual, mas o que importa é que aqueles que se consideram de facto amigos da prestimosa associação cultural e recreio ali compareçam hoje, dando, com a sua presença um estímulo e um apoio de que a velhinha banda tanto precisa e merece. As palavras do seu maestro Miguel Gomes Anica, ao Sr. António Medina Júnior, diretor deste jornal, são a expressão da verdade. Agora, que a nossa banda, com 36 figuras, está tentando impor o seu nome, embora modestamente, concorrendo a um concurso; que realizou este verão apreciados concertos em Sintra, Paço de Arcos, etc.; agora, que se apresenta, há um ano, com os seus novos fardamentos, o povo de Colares, tão cioso sempre das suas instituições tradicionais, parece desinteressado, e apático destas belas realidades, sem cuidar que para mante-las é necessário o amparo e o sacrifício de todos nós.
Que os Colarenses meditem e compreendam o seu dever de acarinhar a sua sociedade e compareçam hoje, com vontade e auxiliar aqueles que desejam insuflar nova vida à velha Banda de Colares.
Do programa comemorativo consta: às 8 horas, alvorada com foguetes e morteiros; às 10, romagem ao cemitério, junto dos músicos falecidos; às 15, saída da banda, em cumprimentos às entidades oficiais, coletividades, sócios e suas famílias e, de um modo geral, a todos o povo Colarense; ao 21,30 pequeno concerto pela banda, dedicado à família associativa; e às 22 grandioso baile, abrilhantado por um apreciado conjunto musical.
A Banda, com fardamentos novos, regidos por Miguel Anica
2 comentários:
De repente assustei-me.. Antes de ler que era em 1959 comecei a ler que faltavam muitos elementos...
De qualquer forma, hoje também não haverá o habitual desfile por causa da chuva.
Esperemos que para o ano, com o 125º São Pedro não faça destas..
De notar ainda que em 1959 a Banda já era velhinha.
Enviar um comentário