2007/06/30

Festas do Espírito Santo - Penedo

Festas do Espírito Santo em Alenquer

No passado domingo, 27 de Maio, ao fim de 65 anos, a Vila de Alenquer, com a sua Paróquia, Câmara Municipal e de um grande grupo de entusiastas colaboradores, pretendeu recuperar as suas tradicionais Festas do Espírito Santo.
Nesse sentido, houve uma cerimónia religiosa presidida pelo Senhor Cardeal Patriarca D. Policarpo prosseguida por imponente Procissão até à baixa da Vila junto à restaurada Igreja do Espírito Santo.
Próximo dali, procedeu-se à distribuição de um Bodo volante, constituído por sopa, pão e vinho.

Não tendo as características que o Penedo apresenta com a Corrida do Touro à corda, a Coroação do menino Imperador, o Bodo, a Vitela a Sortear e as Barracas e Quermesse é, no entanto, um princípio do revigorar de uma Festa que, se o Penedo não lhe der continuidade, também cairá no esquecimento.
O Penedo e Alenquer têm laços fortes e fraternos desde há 114 anos, conforme o testemunho desta carta dirigida a um dos Festeiros do Penedo de nome Pedro:

Aldeia Gavinha, 2 de Março de 1893

Illmo. Srº. Pedro
Muito estimo que tenha muita saúde em companhia de toda a sua família.
Srº. Pedro, vou pedir-lhe um favor, é o seguinte: se o Srº. Pedro fallava com os festeiros da festa do Espírito Santo para vêr se elles contam com a minha Musica para fazer a festa, porque nós temos em vista uma festa para esse dia e não a ajustamos sem sabermos a resposta daí;
peço ao Srº. Pedro o favor de me mandar a resposta.

Deste Attº. Crdo. e Obdo.

Amândio da Rocha e Silva
Mestre da Philarmónica de Aldeia Gavinha
Concelho de Alemquer













Filipe Costa

1 comentário:

Anónimo disse...

Será um recadinho para o Penedenses?????