2007/10/26

Caminhos de Collares

A Inventura em colaboração com a Junta de Freguesia de Colares iniciou em Setembro o Décimo ano dos "Caminhos de Collares". O Notícias publica a seguir o historial e algumas fotografias do último passeio realizado no Domingo, dia 21.
Baías de Piratas
Colares tem uma das mais belas zonas costeiras do nosso país.
Passear à descoberta da costa de Colares pode ser uma experiência inesquecível.
Foi isso que fizemos no último Domingo 21 de Outubro. Fomos conhecer a zona logo a Sul do Cabo da Roca – as chamadas “Baías de Piratas”.
Para nós é um dos percursos mais belos e selvagem que podemos realizar na nossa região. Parece irreal, perto e longe de tudo, podermos desfrutar de toda a natureza selvagem que este troço da nossa costa encerra.
A localização e as condições peculiares possibilitam o crescimento de uma vegetação de características acentuadamente mediterrâneas, onde os aromas de variadas plantas aromáticas pairam suavemente no ar.
Esta costa, escarpada e muito recortada, forma deliciosas baías onde, nos tempos dos faróis a azeite, se praticava uma autêntica pirataria terrestre.
Autênticos clãs de piratas (os “malveirões”) passavam temporadas na Malveira da Serra, dedicando-se a atrair com fogueiras os navios que, ao rondar o Cabo da Roca, eram enganados pensando ser a entrada para a capital. Depois dos navios se despenharem nos rochedos, os sobreviventes eram dizimados e os despojos saqueados.
É um deslumbrante percurso mas que deve ser feito com um guia conhecedor dos difíceis trilhos dos antigos piratas.
Prof.António Miranda
(http://www.inventura-sintra.com/)

Sem comentários: