2008/10/03

Juiz para S.Sebastião

A Comissão de Festas em Honra de São Sebastião procura um JUIZ para a Festa, que se realizará em 20 de Janeiro de 2009.
Os interessados deverão dirigir-se à Associação de Idosos Pensionistas e Reformados do Mucifal ou deixar um contacto aqui no Blog.

13 comentários:

Anónimo disse...

O que é que faz, exactamente um Juiz da Festa de São Sebastião?
Que responsabilidades tem?


AL

Anónimo disse...

Torno a Fazer a pergunta que já deixei:
O que faz um JUIZ da Festa de S. Sebastião?

Obrigado pela resposta

Vitalino Cara D'Anjo disse...

Tal como aqui referimos, para qualquer esclarecimento deverá contactar a Ass.Ref.do Mucifal ou deixar aqui o seu contacto.
Ass.Ref.: 219292678

Anónimo disse...

Segundo julgo saber, aqui na nossa zona (porque no concelho de Sintra há localidades em que o JUIZ da festa é a pessoa que maior contributo monetário der para a festa) o JUIZ recebe a Banda quando lhe vai apresentar cumprimentos, sendo habitual dar um beberete aos músicos. Depois no dia da procissão, quando acompanhada pela Banda, vai à frente da mesma.

Anónimo disse...

Obrigado "anónimo", pela informação, pena é de que o Administrador deste Blog não tenha uma palavra simpática a uma pergunta inocente.
Já não digo "resposta"!

AL

Vitalino Cara D'Anjo disse...

Caro AL, caso não tenha percebido "Os Administradores" deste blog responderam-lhe com as informações de que dispunham. Sendo esta uma divulgação e não uma notícia elaborada pelos autores, não sabiamos mais do que o contacto para esclarecimentos.

Anónimo disse...

Há outras maneiras de fazerem aquilo que dizem ter feito!
Mais simpática!


AL

Anónimo disse...

Caro/a AL, não chateie ou não se divirta a chatear o próximo que algo faz.
Palavrar começadas por AL são por vezes de génese Árabes. Almoçageme, Alfabeto, Alfinete, Almocreve, Almoxarife. Vossa Excelência, AL, é Mouro/a?

Anónimo disse...

Sendo uma festa que não se realiza desde 20 de Janeiro de 2001, um grupo de pessoas que pretendem que as nossas tradições locais não acabem, resolveu promover a festa e levar por diante toda a complicada burocracia (que ao contrário que nos é transmitido, não foi descomplicada...), contactos, orçamentos diversos, enfim quem já esteve numa comissão de festas sabe muito bem do que estou a falar.
É pena que nestas coisas só se "cheguem à frente" os chamados "velhotes", porque aos mais novos, tudo isto lhes passa ao lado. Felizmente que há excepções, temos alguns festeiros novos, o que nos dá alguma esperança que desta vez, esta festa não morrerá. Apanhámo-la a tempo, pois estava a ficar "moribunda". Aproveito para esclarecer que se denomina "festeiro" todo aquele que manifeste a sua vontade de figurar numa lista, comprometendo-se a adquirir por altura da festa a S.Sebastião, uma medalha e um bolo de festa, claro que a um valor um pouco superior ao valor real, mas só assim se consegue que haja remanescente. Conforme o desenvolvimento da festa for evoluindo no tempo, até Janeiro, vamos dando notícias.
Quem promove este ano a festa, conforme já se aperceberam, é a Associação de Idosos, Pensionistas e Reformados do Mucifal, que procura assim dar continuidade a uma tradição, que não pode ser "aquela festa" que está apenas na memória de alguns.
Aproveito para dizer, que ficámos muito felizes, por termos entre os novos festeiros deste ano, um menino com um mês de idade. Quem sabe se daqui a uns vinte anos não estará ele preocupado com orçamentos, licenças, encomendas, etc.
Continuamos é à espera que alguém pretenda ser JUIZ da festa, e manifeste essa sua vontade.
A.I.P.R.Mucifal

Anónimo disse...

Respondendo ao penultimo anonimo que me mandava nao chatear, quero dizer que não me divirto a brincar com coisas sérias e tento manter-me informado e ao mesmo tempo dar a possibilidade dos meus proximos serem informados, coisa que quase consegui ser com o post da AIPRMucifal que só pecou por não ter dado, precisamente, a informação que eu tinha pedido, eu sei que se for á dita associação talvez alguem me possa dar essa informação mas ai perde-se toda a informação a terceiros que eu também pretendia!
Agradeço à AIPR Mucifal o historial resumido da falta da festa de S. Sebastião, assim quem ler estes pode ficar a saber mais sobre esta festa e dos seus festeiros o que muito me alegra.


Vão em frente que eu noutro dia passo pela AIPR mucifal a saber o que que um JUIZ tem de fazer e quais as suas responsabilidades!


AL
(não sou Mouro, sou PORTUGUÊS!)

Anónimo disse...

Amigo Sr. / Sra. AL
Embora não tenha sido uma informação transmitida pela AIPRMucifal, já foi referido atrás, qual a função do JUIZ da Festa, mas teremos muito gosto em informar.
Há localidades no concelho de Sintra, em que o JUIZ é a pessoa que maior contribuição monetária der para a festa.
Pessoalmente, repito, pessoalmente, não gosto desse sistema, porque pode dar-se o caso de se passarem muitos anos e ser sempre o mesmo JUIZ, porque detém poder económico. Outros gostariam de o ser, mas a carteira é mais curta.
Aqui, o costume é serem as próprias pessoas a manifestarem esse desejo à Comissão de Festas.
Relativamente à sua função, é a de receber a Banda quando esta lhe vai apresentar cumprimentos e oferecer um beberete aos músicos. Na procissão, se a mesma for acompanhada pela Banda o JUIZ segue à frente.
Como já houve anos em que a festa em honra a S.Sebastião, não teve procissão mas sim cortejo, da Igreja do Mucifal para a de S.Sebastião, e nesse caso não sei onde seguia o JUIZ, prometo informar-me.
Quanto a si Sr. / Sra. AL, teremos muito gosto de o convidar para um cafézinho e a visitar as nossas instalações.
Cumprimentos da AIPRMucifal

Anónimo disse...

Obrigado pelo convite, lá aparecerei um dia destes!
Com esta explicação fiquei esclarecido das funções de Juiz das Festas de S. Sebastião.

Anónimo disse...

Muito bem a quem se deu ao trabalho de explicar o que é o "juiz" da festa.
Isto de mandarmos os outros passarem por lá, é um pouco relativo, pois por aqui todos acham que quem lê este blog, são só as pessoas da freguesia.
No entanto realço a mudança na atitude dos autores deste blog,ou seja, até aqui pura e simplesmente não respondiam a duvidas sobre as noticias publicadas, mas vejo que pelo menos já conseguimos interagir com eles, acho que isso é salutar para este blog e todos nós agradecemos e eu até acho que por vezes não custa nada.
Num outro post atrás, aquele acerca da placa da praia da Ursa, houve alguem que perguntou se os autores saberiam o porquê de tal placa e lembro-me que os mesmos autores mandaram o leitor ir perguntar ao GAM, acho tambem que deveria ser a esta "simpatia" nas respostas que o amigo AL se deveria estar a referir.
É evidente que os autores não são moços de recados em termos de explicações aos leitores deste blog, mas fica-lhes bem, já que é da responsabilidade deles o que aqui se noticía, ficava-lhes bem esclarecer quem fica com duvidas sobre um qualquer assunto, penso eu, pelo menso é o que vejo noutros blogs.
Não sei se este meu comentário irá ser publicado, pois tem havido muita censura ultimamente e até com coisas que não referem nomes de ninguem, nem pretendem ofender ninguem, como este comentário, que não são publicadas, mas se pelo menso os autores o lerem para mim já será bom, pois é essencialmente a eles que dedico estas frases, não deixando de os premiar pela divulgação desta freguesia e arredores, mas acho que custa muito pouco fazer melhor, que seria essa interacção positiva com os leitores, pois são eles, onde me incluo, que vos levam longe, aos jornais e a outros meios de divulgação de blogs.
Abraço a todos e muito obrigado pelo esclarecimento que foi feito e pela forma educada que foi feito, que seja um exemplo a seguir.