2010/10/24

Memórias da Nossa Terra

Em 24 de Outubro de 1948, o nº. 769 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia
Convite ao povo de Colares
Como é do domínio público, está quase concluída o levantamento da decantada muralha do antigo cemitério de Colares, obra para a qual tanta vez chamámos a atenção e que tem sido feita por iniciativa do Sr. Dr. Mário Madeira, ilustre governador civil de Lisboa.
Durante os trabalhos, foram retiradas do solo muitas ossadas humanas, as quais serão devidamente conduzidas para o actual cemitério, no próximo dia de finados, e aí enterradas em local apropriado.
Para esta comovente transladação é convidado o povo de Colares e arredores, entidades oficiais, agremiações, etc., comparecendo também o Sr. Dr. Mário Madeira.
Está, assim quase vencida uma etapa. Oxalá não parem aqui as realizações pró-Colares.

Igreja Paroquial de Colares

No dia 28 de Setembro p. p. foram colocadas nos altares da igreja de Colares mais duas imagens, de S. Judas Tadeu e de São João de Brito, tendo-se registado grande concorrência de fiéis à cerimónia da inauguração.

Almoçageme - N.Senhora da Graça

Os festejos de Nossa Senhora da Graça em Almoçageme, tiveram este ano enorme afluência de fiéis para o que concorreu em grande parte o esplendor dos lindos dias de sol tão pouco habituais nesta festa e os carros postos a circular pela Sintra – Atlântico.
A’ hora da procissão, que percorreu as principais ruas de Almoçageme, o povo era tanto que mal se podia romper, e todas as noites, no arraial, que conservou o seu tradicional pitoresco, a concorrência foi grande e a gente nova dançou sem preocupações, conservando-se a capelinha iluminada e aberta até altas horas.
Bem-hajam os festeiros de Almoçageme que proporcionaram uma verdadeira romaria portuguesa.

Sem comentários: