2011/02/14

Manifestação de Pais contra Pólo


Tal como aqui tínhamos anunciado realizou-se ontem, Domingo, uma manifestação de Pais e Comunidade em Geral, contra o Pólo Educativo em Colares.
Apesar das condições climatéricas não terem sido muito favoráveis, cerca de uma centena de pessoas concentraram-se na Várzea de Colares, seguindo em marcha lenta até à Escola da Sazarrola.
Simbolicamente foi colocado um cartaz no gradeamento da Escola da Sazarrola, que ilustra bem as preocupações dos pais. O objectivo principal destas manifestações de descontentamento é neste momento, a preocupação com os acessos e com as muitas dúvidas que os pais revelam.
O próximo passo será o de solicitar à Câmara Municipal de Sintra a realização de uma sessão pública de esclarecimentos, atráves de uma recolha de assinaturas.
Veja também as notícias publicadas noutros meios de comunicação:
http://riodasmacas.blogspot.com/

http://www.cducolares.blogspot.com/

14 comentários:

Anónimo disse...

Não sei onde é que estavam uma centena de pessoas.... Talvéz ai uns oitenta..

Gostaria de dizer o seguinte: As Associações de Pais existentes na Freguesia já sabiam há vários meses, e até anos de que as condições para o Polo eram as que já foram faladas... Porque é que só agorá, em cima do acontecimento é que fumentam o assunto? Não sei quem é que deveria transmitir aos pais a construção do polo, mas muitos não sabiam e agora foram que bombardeados com o pedido de adesão às Manifestações. Será que as Associações não deveriam ter convocado os pais das escolas e informá-los como num todo... é que bocas ouvem-se muitas e ao fim ao cabo nada de conceto sabemos. Falo por mim própria.

Maria disse...

Aguardo com expectativa o que estas tentativas vão dar. Não podemos baixar os braços e deixarem fazer com o nosso dinheiro o que bem querem. Mas mesmo assim, acho que os pais poderiam unir-se mais, tentando que não deixem fazer de boas escolas, uma má opção. Porque a justificação das notas não é tudo, o que acontece é que os alunos quando chegam ao 2.º e 3.º ciclo, são muitas vezes "ajudados" a passarem de ano, para os números... enquanto os professores das "primárias" ainda não olham tanto aos números... por ora...

Anónimo disse...

Lamento informar mas "As associações de pais" não sabiam Há vários anos. Falo pelo que sei da associação de pais do 1º.ciclo, que não foi convocada para nenhuma reunião com entidades para discutir o polo, nem ver projectos (como foi a ASPES) e só teve conhecimento do que ía acontecer em Junho de 2010, na apresentação pública realizada na Ass.Freg.Colares.
Será que a Sra. esteve presente?
Provavelmente é daquelas que fala e reclama no café, mas depois nada. Será que é sócia de alguma das Ass.Pais? É que sabe, as ass. vivem de quotas e pouco mais e são geridas por voluntários que gastam muitas horas da sua vida a lutar pelo bem estar de todos (sócios e não sócios)

Isabel

Anónimo disse...

Sete meses sempre são qualquer coisa mas só fazem barulho quando é muito dificil alterar qualquer coisa.
Quando não se é convocado fazemo-nos à estrada. (nunca ouviu a velha maxima: quando a montanha não vem a Maomé (ou Moisés !!) vai Maomé á montanha)
Estiveram este tempo todo à espera que as autoridades que isto decidiram adivinhassem que havia CP (não a dos transportes mas ASSOCIAÇÃO DE PAIS)que estavam à espera de serem convocadas e assim arrepiassem caminho?
Ora...

Já houve tempo em que as CP não podiam receber quotas.
Nem havia os magestosos secretariados (ou associações) nacionais de associações de pais...


Um antigo elemento de comissão de pais da escola da Sarrazola.

Anónimo disse...

É pena que seja "antigo" e não moderno !

Anónimo disse...

A Associação de Pais do Pré Escolar e 1º Ciclo não ficou à espera de nada e fez-se à estrada contrariamente ao que o Sr. pensa e escreve. E aonde fomos recebidos apontamos todas as desvantagens deste Polo naquele local, colocámos questões e não obtivemos respostas nem nessa altura nem agora. Não sei onde estão essas megas estruturas de que o Sr. fala. A Associação de Pais que represento, trabalha com muito esforço e dedicação de poucos em prol de muitos, de forma voluntária e totalmente gratuita.

Anónimo disse...

Srº.Isabel

Lamento dicursar de si, mas a Associação de Pais que a Srª.salienta de que não foi convocada tal como a ASPES, (depois desse dis talvez devesse ter agido de outra maneira) já sabia que o mesmo iria acontecer, mas parece que apenas quis saber mais esclarecimentos na reunião da Assembleia de Freguesia de Junho do ano transacto. Também nessa reunião, pelo que tive conhecimento, não esteve presente nenhum pai de criança que frequenta o ATL (dessa Associação), porque será? Será que a Asscoiação ou Associações não se deveriam ter empenhado em informar, ou pelo menos mais, esses pais?
Não reclamo nos cafés e não sou socia de nenhuma das Associações. E já agora... a Dª.Isabel esteve na reunião mencionada? Parece que.... Faz parte de quê? Pais.... Associação...
O que saliento é que a situação não é clara para todos, e muitos dos que manifestam, nem sabem bem porque!!!!!

Anónimo disse...

UMA ASSOCIAÇÃO ENVIA ATRAVÉS DA ESCOLA UMA CONVOCATÓRIA PARA UMA ASSEMBLEIA GERAL DE PAIS A TODOS OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DOS 3 AOS 10 ANOS (DO AGRUPAMENTO) E COMPARECEM NO DIA E HORA MARCADOS, 5 OU 6 PESSOAS, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE ESCLARECER NINGUÉM, NEM ENVOLVER NINGUÉM.
DA PRÓXIMA VEZ QUE RECEBER UMA CONVOCATÓRIA PENSE MELHOR E NÃO FALTE, QUEM SABE SE O QUE TÊM PARA LHE DIZER É IMPORTANTE!!

Anónimo disse...

É pena que seja "antigo" e não moderno !

Como moderno? não tenho nenhum filho em idade escolar, na altura em que tiver não preciso (embora apoie e incentive) das associações de Pais para lutar pelo que acho que têm direito e é justo, por isso não sou moderno.

Estive numa associação de Pais há vários anos, por isso "antigo"


O problema é que muitos gostam de dar nas vistas, (ressalvo e aprecio todos e serão bastantes os que irão a todo e mais algum lugar pelos filhos deles e dos outros) e muito importante a maioria dos pais (em absoluto, gostam, como ninguem dos seus filhos) que na altura de os porem na escola só pensam em arrumar, durante a maior parte do dia, os seus rebentos.
E alem de não apoiarem as comissões de Pais, como pagam (?)as quotas pensam que os outros (os da comissão) serão seus servidores.
Também temos os que nas comissões se desculpam eternamente com o estatuto de Voluntários.

E temos, mais uma vez o digo, de exercer a cidadania.
Quanto à existencia de um orgão Nacional que congrega todas as associações de Pais, não duvide, informe-se!

Um "Membro antigo" de uma antiga comissão de pais.

Anónimo disse...

DEPOIS DESTE TIPO DE COMENTARIOS,... OS QUE FICARAM EM CASA E OS QUE NÃO SE MEXEM PARA NADA,SEMPRE ESPERANDO QUE ALGUEM SE MEXA,É QUE FIZERAM BEM. PORQUE OS QUE SE ENPENHAM PELAS COISA, É O PAGO QUE LEVAM.A FREGUESIA OU SEJA O AGRUPAMENTO TEM OS PAIS QUE MERECE.

Anónimo disse...

Nessa falada reunião, na Assembleia de Freguesia, estiveram poucos pais, mas alguns com filhos a frequentar o ATL da Associação de Pais. Lamento que quem o informou não o/a tenha informado correctamente. Da próxima vez, deve estar presente para não ser enganado. Já agora, não sei se também o informaram, mas foram feitas várias intervenções, que infelizmente tinham de se limitar a 1 por pessoa, por serem essas as regras impostas pela Exmª Sr.ª Presidente de mesa, e algumas das perguntas feitas, nomeadamente quanto a acessos e transportes não foram devidamente esclarecidas.
Mas não importa ... para muitos o que importa é o passado. Acho que temos de arrumar o passado, e discutir o futuro, que cada vez menos se apresenta risonho. Quanto a mim, enterro o meu machado, e conto possivelmente transferir os meus filhos deste agrupamento, porque possivelmente vou perder as boas condições que tenho agora. Se forem muitos, já nem precisam de Polo, fiquem com ele para o que quiserem.

Anónimo disse...

POr alguns terem possibilidades (legais???) de mudarem dos filhos de polo (mais umas cunhas??)é que é possivel alguém como o anterior (que muda os filhos e já não precisa de polo)escrever desta maneira, fala de tudo e não diz nada, até parecia que iria dar alguma informação mas a única que dá é que se vai valer das cunhas para sair desta confusão pois se não fossem as cunhas ele legalmente não poderia mudar de polo a não ser que mudasse de residência, para outra freguesia que não fosse servida por este polo e por isso vai abandonar o barco e os outros que se desenrrasquem.

Estes são os mesmos ratos...

Anónimo disse...

Há... agora é que chegaram ao "buzilis" da questão,(legais???,cunhas???) ai está a fonte deste pólo, se não fosse com cunhas e inlegalidades, legalmente naquele lugar nunca seria feito. pois qualquer construção por mais simples que seja passa por varios organismos até ser aprovada(o local e de reserva agric.e proib. a construçao por varios organismos) por isso por natureza não é LEGAL. Será que todos os organismos se pornunciaram? ou fucionou a tal dita "cunha" para o pólo ser uma coisa "legal".

Deixemos de ataques a titulo pessoal, e foquemos o problema na realidade que esse sim e confuso e pouco transparente.

Anónimo disse...

Então e mais desenvolvimentos sobre o Polo, será que o Noticias as pode facultar?