2011/11/12

Mostra de Sabores de Sintra


Numa iniciativa da Câmara Municipal de Sintra, inaugurou-se ontem às 18h00 na Adega Visconde de Salreu em Colares, a Mostra de Sabores de Sintra.
O Noticias esteve lá e ficou-nos a sensação que os Sabores de Sintra nos souberam a pouco. Talvez a hora não fosse ainda a ideal, mas uma coisa é certa, eram mais os confrades da Confraria dos Sabores de Sintra do que o público em si. Temos esperança que no Sábado e Domingo as coisas tenham animado, apesar de ter ficado evidente que a Mostra, do tanto que temos de bom em todo o concelho, ficou largamente aquém daquilo que poderia ter sido feito.
Como Colarense lamento que um evento desta natureza, feito na nossa terra, Colares não estivesse representado com nada para além do vinho. Não esqueçamos que a Freguesia de Colares fica também na rota turística internacional de Sintra, Capital do Romantismo.










6 comentários:

Anónimo disse...

Também me souberam a pouco os Sabores de Sintra, de Colares o vinho e com pouco brilho, não fora estarmos numa adega, os restaurantes do concelho só os dos negrais com o saboroso Leitão, de organização não se notaram vestigios, o facto de se ter que sair duma porta para outra, comprar as senhas da comidinha, voltar a sair e entrar na primeira para degustar, então a paparoca não é nada boa ideia a não ser para os organizadores terem a certeza de não serem enganados nas contas mas para o Publico e para Colares continua a não dar frutos.Parece ser uma festa de meninos bem mas que não dignifica o Concelho a Freguesia e nem os sabores da nossa região.
Triste com a nossa realidade.

Anónimo disse...

Como colarense fiqueimuito triste ao ver esta Motra de Sabores de Sintra:
1º. o espaço escolhido apesar de muito bonito é pequeno para o evento; pequeno... ainda que os participantes também o fossem;
2º os stands existentes, pequenos de si, também eram poucas; onde é que estão os famosos restaurantes do Concelho e até mesmo da freguesia; onde é que param os famosos "fofos de belas, a maça reineta de colares, os pasteis de nata do Grefório,


texto retirado do folheto da CMS, a anunciar o evento:
..." apure o olfacto e o paladar e vá até à Mostra de Sabores de Sintra, na Adega Visconde de Salreu, em Colares. Durante três dias, os visitantes vão deliciar-se com as iguarias sintrenses e conhecer a riqueza e autenticidade gastronómica do concelho. Esta iniciativa tem como objectivo promover Sintra pela sua diversidade e originalidade de sabores e proporcionar ao público um fim-de-semana de degustação num ambiente envolvente e agradável.
Além das bancas dos vários fabricantes de doçaria tradicional de Sintra, produtores de vinho de Colares, e alguns dos principais restaurantes do concelho, vai também estar presente na Mostra a recém-criada Confraria dos Sabores de Sintra. A Mostra de Sabores de Sintra é uma iniciativa na Câmara Municipal de Sintra, enquadrada no plano de promoção da marca turística internacional Sintra, Capital do Romantismo.

Resumindo: foi enganadora a ida a Adega.

Francisco Figueiredo disse...

Caros anónimos,

É sempre engraçado ver os comentários de quem, provavelmente, nada faz por Colares ou pelo Concelho, mas tudo exige...O meu conselho: participem nas iniciativas, deêm um pouco de vós...e as coisas melhoram.
Criticam quando não se faz e criticam quando se faz.
Por mim espero que o evento se repita, talvez com mais variedade e melhores stands, talvez no Verão. A localização da banca das senhas necessita de ser revista. De resto, acho que a ideia das senhas é muito boa e evita a manipulação de dinheiro nos stands que vendem comida. O Sábado e Domingo, apesar do tempo, estiveram com muita gente. O movimento, nesses dias, não teve nada a ver com o do dia da inauguração (sexta). Sei que vários restaurantes/pastelarias foram convidados, mas não participaram.
Boa iniciativa, a precisar de repetição e de uns ajustes.

Assinado: um menino bem

Anónimo disse...

A um anónimo responde-se com um...anónimo!!!
E com as mesmas razões de queixa!
E como menino bem, nada faz mas tem tempo de andar nestas coisas!
Por isto as senhas!

Um anónimo que sem querer ferir ninguem se sente na obrigação de criticar para que o trabalho e boa vontade, até dos meninos bem, seja benéfico para o nosso concelho e especialmente para Colares.
Continuo triste.

Nuno Saraiva disse...

A questão que se impõe é: Porque é que houve casas/pessoas/restaurantes que não aderiram?

Entidade anónima 1: O facto de o evento ser organizado em Colares, não significa que fosse uma mostra de sabores de Colares. Era uma mostra de sabores de Sintra, em que cada localidade deveria estar representada na devida proporção das suas iguarias.

NS

Anónimo disse...

Também me soube a muito muito pouco, parecia um evento de escola.
E, essa do Sumol+Compal ser sabor de Sintra é muito gira...
Outro Anónimo