2011/12/18

Memórias da Nossa Terra


Em 18 de Dezembro de 1955, o nº. 1.140 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Colares
1º. De Dezembro
"Invariavelmente, costumávamos escrever aqui que o dia 1º de Dezembro passava em Colares sem nada que assinalasse tão importante data, além do Hino da Independência, tocado pela Banda. Pois este ano podemos escrever o contrário: o dia 1º de Dezembro foi dignamente comemorado em Colares com uma cerimónia que perdurará por muito tempo no nosso coração.
No salão de festas da Banda, com esta formada na sala, o Sr. Eduardo Caires e a Sr.ª Professora D. Maria Alice Simões Neves, na cena, decorada com bandeiras nacionais e da Independência, ofereceram-nos uma patriótica palestra, da autoria do primeiro, que culminou com os hinos da Independência e Nacional executados pela banda, no meio de vibrantes aplausos do público. Em seguida realizou-se um animado baile, ao som da orquestra Imperial de Colares.

Centro Paroquial de Colares
- Sem alardes nem pompas festivas, começou a funcionar a cantina do Centro, frequentada por muitas crianças que beneficiam, assim, duma boa sopinha “à hora do Almoço”, a qual, para as mais pobres, é inteiramente de graça. Oxalá haja muitas boas almas que compreendam a iniciativa do Sr. Prior e acarinhem esta cruzada do Bem.

Festa das Mães - Na próxima semana aludirá à Festa das Mães, promovida pelos professores primários, e que se realizou no passado dia 8, à tarde, na Banda".

Repórter colarenses

2 comentários:

natercia disse...

Abencoado seja o senhor Prior em fazer tanto bem numa altura em tantas familias estam em dificuldades e muitas criancas vam para a escola sem comeram nada.Bem haja
Natercia

Anónimo disse...

olhe que isto aconteceu há 56 anos!!!

NãO QUER DIZER QUE AGORA NÃO PRECISEMOS TAMBEM!!!!!!!!!!