2012/04/14

Memórias da Nossa Terra

Em 15 de Abril de 1945, o nº. 578 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.
Praia das Maçãs
Novo grupo desportivo
Está despertando muito entusiasmo a formação de um grupo desportivo nesta localidade, que se denominará Atlético Clube da Praia.
Muitas entidades têm aqui desenvolvido grande atividade para que tão interessante iniciativo seja levado a bom termo. É de toda a justiça que se destaque de entre pessoas que mais têm concorrido para a formação do novo clube, o Dr. Peral, cuja atividade e entusiasmo, é sem dúvida, para louvar.
Já se compraram equipas completas para onze jogadores e brevemente vão começar as obras para largamente e arrelvamento do campo para prática de futebol, atletismo, etc., que segundo o projeto, vai ser um dos melhores do nosso concelho. Pensam os organizadores do Atlético C. da Praia, dadas as magnificas condições para a prática do desporto favorito – o futebol-com que vai ser dotado o novo campo, que possa até servir para treino de qualquer equipa de Lisboa que procure esta linda região para estagiar.

Primeiro ano
«Os Caravelas», interessante grupo musical, que mercê de meia dúzia de boas vontades, em boa hora se organizou na Praia das Maçãs, festejam no domingo o seu primeiro ano de existência. Para comemorar este dia, lavam a efeito um baile no Restaurante Flor da Praia, que deve farta concorrência.
A Troup-Jazz «Os Incertos», de Colares, desinteressada e amigavelmente, dispôs-se a abrilhantar a modesta festa dos «Caravelas».
«Jornal de Sintra», que tem pelo povo da Praia e pelo seu novel grupo artístico profunda simpatia e amizade, saúda os rapazes dos «Caravelas», a quem deseja muito sinceramente, prosperidade longa vida.

 O novo hotel
Vão muito adiantadas as obras para o novo hotel que a firma Peral, Lda, está construindo no local onde durante muitos anos esteve instalado o afamado e tradicional Tapie.
No próximo domingo, 15, a firma construtora, o «pau de fileira», oferece a todo o operariado e a muitos amigos um almoço, que como se calcula, vai decorrer com bastante animação. «Jornal de Sintra» agradece o convite que lhe foi dirigido.
F.M.
11-4-1945

Sem comentários: