2012/04/21

Memórias da Nossa Terra


Em 22 de Abril de 1945, 1951 e 1956 os nºs. 579, 900 e 1157 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Praia das Maçãs 1945
Monumental Restaurante Esplanada Bar, na Praia das maçãs
Pau de Fileira
A firma Menezes & Peral Lda, festejou no domingo, 15 do corrente o «pau de fileira» da grande construção do monumental restaurante, que anda construindo na linda Praia das Maçãs, cujo projeto é do distinto arquiteto Sintrense João Faria da Costa, obra esta que depois de concluída ficará sendo a melhor da Praia das Maçãs e seus arredores.
No local da construção e numa das esplanadas foram colocadas duas enormes mesas, tendo-se servido um lauto almoço aos 180 operários que na mesma trabalham e na mesma sala improvisada mais de 120 convidados e amigos da firma Peral Lda


Mucifal 1945

Realizou-se no passado sábado 14 do corrente, o casamento do apreciado poeta-cavador e cantor da rádio, o nosso amigo José Fernandes Badajoz, com a srª. D. Leonor Barbara Morais, filha do Sr. Alberto Morais e de D. Manuela Morais, já falecida.
Foi o primeiro casamento que se realizou na nova capelinha de Nossa Senhora das Dores, deste lugar, ajudada a construir pela família do noivo e por ele próprio, sendo celebrizante o reveº. Padre António Pereira.
Finda a cerimónia realizou-se em casa dos avós do noivo, nossos bons amigos srs. Inácio Fernandes e sua digna esposa drº. D. Catarina Prego Fernandes, e dos pais de José Fernandes, nosso amigo António Fernandes e esposa srª. D. Maria Rosa Fernandes, em lauto jantar, que durante até madrugada, alguns convidados tendo feito brindes palas venturas e prosperidades do novo e simpático casal
À hora do jantar foram radiodifundidas em disco, as canções da Capelinha e do cavador da autoria do noivo, felicitados os «pombinhos» pelos seus colegas da Rádio Clube Português.


Colares 1951

Visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima
Reina grande regozijo em Colares por motivo da visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à freguesia. A chegada está marcada para as 16 horas de domingo, dia 29, sendo esperada próximo da Azóia, no limite da freguesia, e a partida para São João das Lampas será no dia 6 de Maio a hora ainda não determinada. 
Acompanha a venerada imagem o Sr. Bispo de Priene, e vários sacerdotes estarão nessa altura em Colares, onde pregarão em vários lugares.


Colares 1956

Bombeiros Voluntários de Colares
Realiza-se hoje, na risonha vila de Colares, a cerimónia da bênção e batismo de uma moderna auto-maca , recentemente adquirida , estreia de novos fardamentos pelo corpo ativo, ao ato solene  devendo assistir os Srs. Governador-civil do distrito de Lisboa, presidente da Câmara Municipal de Sintra, etc.. etc..
Foi elaborado um programa de festas, de que também consta uma «soirée» dançante, na Banda dos B.V. de Colares, abrilhantado pela Orquestra Imperial.
À nova viatura, que constitui, de fato um ótimo melhoramento para a presente instituição colareja, será dado o nome de Maria José de Almeida Santos.


      

Sem comentários: