2015/01/19

União Mucifalense


Crise diretiva na União Mucifalense com fim à vista

Realizou-se na passada sexta feira mais uma Assembleia Geral na União Mucifalense com o intuito de eleger novos Corpos Sociais. Apesar de não ter sido apresentada nenhuma lista para sufrágio, terminou-se a reunião com o compromisso assumido por um sócio de encontrar uma lista para a próxima Assembleia. Tudo indica que no próximo dia 6 de Fevereiro a Assembleia Geral consiga eleger novos Corpos Sociais para a União Mucifalense.
Isto é, sem dúvida, uma boa notícia! O que não será tão agradável é verificar que, perante a declarada crise na União, perante o apelo feito para o apoio dos sócios, perante a possibilidade de encerramento das portas… compareceram à Assembleia cerca de 35 pessoas, num universo de quase 600 sócios, é no mínimo triste.
Infelizmente a crise não parece ser na União Mucifalense mas sim na nossa “união” como sociedade.
As coletividades, instituições e associações, que substituem muitas vezes o Estado nas suas obrigações sociais, permitem que populações, principalmente nas zonas rurais, tenham acesso a cultura, desporto e apoio social. O associativismo é uma forma de voluntariado e parece que cada vez mais, a maior parte das pessoas não mexe uma palha para não perder direitos e qualidade de vida. É triste e desmotivante para quem dá muito do seu tempo livre para uma causa que é de todos (ou deveria ser) …

6 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente a União Mucifalense "perdeu-se" nos últimos anos.

Joguei futebol na União durante mais de 10 anos sem nunca ter pago nem recebido nada. Na altura muitos dos meus colegas não tinham possibilidade de pagar o que quer que fosse. Lamentavelmente, hoje só pode jogar na União quem tiver dinheiro...até para ver os jogos é necessário pagar bilhete.

Por outro lado a equipa de pesca deixou de ser constituída por atletas da terra, estando estes a competir por outras equipas, para passar a composta por atletas "de fora" de qualidade duvidosa (os rankings assim o indicam). E assim passou-se de campões do mundo a equipa banal.

De facto o espírito e o objectivo da União de há 20 anos atrás não é o mesmo de hoje. Não me surpreende a situação a que chegou.

alvaro duarte disse...

desculpa eu sou socio,pago cotas,os meus filhos foram atletas do clube,e pagavam.
o sr: anonimo é socio,então de a cara !!!!!!!

Anónimo disse...

Pois é... um dos motivos da grave situação económica é esse mesmo. Há uns anos atrás ninguém pagava nada. Mas os técnicos pagam-se, a manutenção das instalações pagam-se, a água e luz pagam-se, os funcionários, etc, etc. Desconheço que caia dinheiro do céu, pelo que as coletividades precisam de angariar dinheiro de alguma forma.
Desunião ... há sim senhor, mas deve ser o objetivo de todos combate-la e ajudar o clube a ser viável social e financeiramente.
"Um sócio, também com as quotas em dia..."

Anónimo disse...

Acho que a União mucifalense enquanto teve jogadores da terra a darem tudo pelo clube sem pedir nada em troca ( muitas vezes nem trsnsporte) era um clube muito mais unido e muito mais característico do que nestes ultimos tempos em que esses mesmos jovens perderam espaço para que outros viessem e em que tudo lhes era ofereciso

alvaro duarte disse...

eu sou da terra,e sempre andei com o meu pai,ja nao esta presente,e sei do que fala,e nao foi por isso que deixo de ajudar,dar a cara,sem pedir nada em troca,nao sou muito velho,mas ja ando por ca a uns anitos

alvaro duarte disse...

porque nao aparece nas reuniões,diga o que tem a dizer,tambem temos um grupo de inventos,onde varias pessoas ajundam a colectividade,eu tambem sou socio e pagante,como os meus filhos. boa noite.