2006/09/24

B.V.Almoçageme

Hoje, com a participação dos Senhores, presidente da C.M. Sintra, Comandante dos B.V. Almoçageme, Presidente da Junta F. Colares, Presidente da Assembleia da J.F. Colares, Comandante Operacional do distrito de Lisboa, Comandante do Posto da G.N.R. de Colares e várias individualidades, realizaram-se os festejos comemorativos do centésimo décimo primeiro aniversário dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme.
Às dez horas realizou-se, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, missa por alma dos Bombeiros, Directores e Sócios falecidos.
Na sessão solene para além das várias individualidades que usaram da palavra, o Senhor presidente da C.M. Sintra, professor Fernando Seara entregou aos B.V. Almoçageme a medalha de Ouro de Sintra.
Foi comovente para quem esteve presente, ver filhos condecorarem pais e pais condecorarem filhos.
Da nossa parte desejamos felicidades a tão prestigiosa corporação.

V.Cara D'Anjo



29 comentários:

Anónimo disse...

Ena, tanta gente ilustre que apareceu, havia almoço, não? Até dá para estranhar, nem estamos perto das eleições.
Parabéns aos Bombeiros.
C.F.

Anónimo disse...

Muita conversa da treta. Parabens aos promovidos. Mas só quem tá dentro do convento é que sabe o que lá se passa. Então e o almoço, onde estavam os bombeiros, gazeta ou quê?

Anónimo disse...

Até que nem tava assim tanta gente ilustre. Onde estava por exemplo o Sr. Comendador José Alberto, comandante do Quadro de Honra, será que se esqueceram dele ou não quis ir por outros motivos! Um homem que tanto fez por aquela casa. Há pessoas que deviam ser humildes, olhar para o passado, sem isso não se constrói o futuro.
Mas bem hajam todos os bombeiros.

Anónimo disse...

Sr.Vitalino também estava lá o Presidente da Assembleia Municipal, Dr.Ângelo Correia (vê-se na foto), o qual não mereceu a sua concideração, mas até estava na mesa de honra.

Anónimo disse...

Também há assim tanta política dentro dos Bombeiros de Almoçageme? Pelo que parece nestes comentários, andam lá todos às turras. Comportem-se, esqueçam as "tricas" e continuem a fazer um bom trabalho ao serviço da população.

Anónimo disse...

os (bva) são uma instituição muito boa,mas problemas há em todo o lado,penso que as pessoas estão (devem estar)para servir os b.v.a. e não outros interesses.
sobre o comentário no almoço não estar bombeiros,essa pessoa ou não foi lá ou está de má fé,porque estavam muitos bombeiros em camaradagem.
sobre o sr comendador,foi convidado como em todos anos se não foi´só ele poderá explicar,mas os criticos podem ficar descansados que o comendador foi e será sempre convidado,penso que no lugar dele era capaz ter uma palavra de agradecimento e dizer que não podia ou queria ir,mas as acções ficam com quem as pratica.
quem não foi ao almoço são os do costume,mas como o (patriarca) foi promovido els foram há sessão solene e depois como sempre foram almoçar a casa,ou na roulote,mas esses são sempre os mesmos,poucos mas bons,e só faz falta quem está.
bombeiro

Anónimo disse...

Pois claro, é fácil falar, mas será que haverá mais (patriarcas), pelo menos esses também não estavam lá e não são os do costume como alguém refere, ou será que não viram que houve alguns (bombeiros) que abandonaram as cerimónias antes delas acabarem. O problema é que a bitola continua torta, para uns é de uma forma e para outros a forma já é diferente.

Anónimo disse...

Epah, ganhaste 1 alcunha nova??? Já não é AD? Realmente incomodas mta gente, pq será? Não tentem tapar o sol c a peneira pah... essa casa está na ruína, vcs bem que tentam disfarçar, mas a avaliar pelo que se tem passado... então a nivel de saídas para fogos e emergência, poucos mas bons...hahahahaha era a piada. poucos e mto maus digam antes. Tomem vergonha na cara.

Anónimo disse...

Parabéns aos bombeiros de Almoçageme.
Miguel

Anónimo disse...

Não percebo porque não se consegue comentar.....
Enfim alguém que não queria
miguel

Anónimo disse...

nao consigo perceber ate onde vai tanta preocupaçao alheia
sera k havera mais interessados neste "negocio"como alguem disse no domingo no almoço?deixem as pessoas de la tratar dos seus assuntos e nao keiram tirar partido disso pra piorar a situaçao

Anónimo disse...

Bom dia já enviei ontem e ainda não vi aqui exposto, por isso por favor agradecia que publicassem o texto abaixo.

Boa tarde

Não sei se teria de ser eu a dizer alguma coisa, mas hà um velho ditado que diz "quem não se sente não é filho de boa gente".

Não vou aqui comentar como é óbvio problemas, nomeadamente de uma Instituição como esta Associação de Bombeiros, de que me orgulho muito de pertencer, porque problemas todas as instituições as têm, e as Associações de Bombeiros não são diferentes.

As pessoas têm de saber conviver com a crítica, elas são salutares, claro está desde que construtivas e temos sempre muito a aprender com elas, agora não posso é conceber que alguém indicie directamente pessoas e maliciosamente afim de gerar confusão entre pessoas de bem.

Como alguém escreveu "quem não foi ao almoço são os do costume". Ora bem tanto quanto me revejo este foi o primeiro ano em muitos que realmente não fui ao almoço, mas por motivos pessoais, de compromissos assumidos anteriormente.

Quando também referem que fomos à sessão solene porque o "patriarca" foi promovido, não o entendo desta forma, mas sim um reconhecimento por meses de trabalho e estudo em prol dos bombeiros, porque simplesmente as promoções não acontecem pelos bonitos olhos das pessoas. Se alguém queria concorrer e não o fez de certeza tinha os seus motivos, agora não tem é de tecer comentários despropositados destes.

"Almoço, roulote, poucos mas bons, só faz falta quem está". Enfim um sem numero de idiotices. Eu penso que todos são necessários, todos têm o seu lugar, às vezes as pessoas não se sabem é colocar no seu lugar. Se quem tece comentários destes usasse as ideias em prol do bom funcionamento do corpo de bombeiros, provavelmente algumas das situações acontecidas teriam sido mais rapidamente solucionadas.

Quem tece comentários destes é pobre de espirito e só quer desencadear suspeita e confusão entre pessoas/instituição.

Continuo a achar que nós Bombeiros, que temos tanto para dar, temos de ser a solução para os problemas e não criá-los. Devemos resolvê-los dentro e não os trazer para aqui, para a praça pública, o que em nada engradece a Associação.

Lamento profundamente o que se está aqui a passar, problemas existem em todo o lado, as pessoas têm é que ter coragem suficiente para os resolver. Claro está que também não podemos nem devemos ser como aqueles que falam falam falam e nada fazem. Temos de ser críticos connosco mesmo, ver onde podemos melhorar, e fazendo isto estamos a melhorar a nossa prestação como bombeiros, na qualidade e na rapidez do socorro.

A comunidade que servimos quer continuar a acreditar em nós queremos que eles se sintam em segurança, que continuem a acreditar em nós.

Por favor critiquem, mas de forma construtiva e não me canso de o repetir.

Desta forma exprimi aqui o que me vinha na alma, não querendo de forma alguma denegrir ou indiciar quem quer que seja.

Para que não hajam dúvidas, eu sou e penso assim, não tenho qualquer problema em me identificar.

Vitor Manuel dos Reis Matos
Bombeiro em Almoçageme

Anónimo disse...

Sou frequentadora assídua e permanente deste blog e, por isso, tenho assistido aos últimos comentários com alguma perplexidade. As "mensagens" entre linhas e frases incompreensíveis, demonstram que realmente algo não está bem dentro dos BVA. Sinto-me, por tudo isto, no direito de vos aconselhar a resolver os problemas "entre portas", não deixando assim ficar mal nem a instituição (BVA) nem este meio de comunicação e lazer (blog).
Quanto ao sr.Vitalino, acredito que informar é por vezes uma terefa dura e o espírito com que este sr. o faz, só poderá ser de louvar.

Anónimo disse...

boa tarde
quero mandar os parabens ao bombeiro (victor matos)pela forma ,séria, correcta,sentida,e frontal como abordou o assunto.
os (b.v.a.)teem problemas,mas tambem tem muitas soluções,porque quem faz as casas são as pessoas e essas sim teem muito valor para os resolver,não na praça publica mas nas suas magnificas instalações,para dar a volta por cima.
quem mandou estas bocas,é um tipo(a)sem nivel sem coragem,sem respeito pelos camaradas,por isso acho que esse intruja por ter assinado (bombeiro)não acredito que o seja nesta ou de outra instituição.
eu como pessoa que tenho orgulho de pertencer aos (b.v.a.)gostava que as pessoas não tenham receio de criticar,de dar a cara,isso é que é salutar exprimirmos as nossas ideias e convicções,para o bem da casa.
não sei sinceramente a quem chamam (patriarca)há uma familia em almoçageme (PATRIARCA)mas não deve ser essas pessoas a quem se referem.
se é a um bombeiro que por mérito tem subido de posto,só tenho a enatecer a ele (bruno)e aos camaradas a dedicação,vocação,empenho e valor,se subiram de posto é porque teem valor e aí são avaliados por alguem isento.
acho que essas pessoas são muito válidas para (b.v.a.) estes e outros,que já não estão,são pessoas muito válidas,com uma grande paixão por ajudar o proximo,mesmo privando a sua vida de muita coisa, agora se vão ou não a almoços ou festas ou se são mais amigos de uns do que de outros,isso da vida privada ninguem tem nada com isso,o que é importante é que quando é preciso estão lá,agora se almoçam ou lancham isso são tricas,de putos,eu acho é que essas pessoas fazem parte da solução e não do problema.
a terminar quero pedir ás pessoas lezadas que não liguem a estes alaridos,façam o vosso trabalho a mesma dedicação o mesmo empenho,porque o que os move são os (b.v.a.) e as pessoas passam as instituições ficam.
pedro filipe

Anónimo disse...

Boa noite

Nao conhecia este blog, mas desde ja quero dar os parabens ao Sr Vitalino por este espaço.
Fico muito triste por estas coisas virem na praça publica, mas como os exemplos vem da direcçao,(ao domingo dizem uma coisa e a 2ª feira fazem outra) ja nada me estranha,uma instituiçao com mais de 100 anos devia ter a sorte de ter pessoas com mais caracter nos seus destinos,mas enfim.....
Parabens aos meus bombeiros
Nuno Coelho (NANI)

Anónimo disse...

BOA NOITE
O MEU NOME E HUGO MOTA E SOU BOMBEIRO EM ALMOÇAGEME A 15 ANOS
ACERCA DESSE ASSUNTO DOS DO COSTUME TENHO DE COMENTAR PK EU FUI A SESSAO SOLENE MAS NAO ALMOCEI LA
PK PERGUNTAM VCS?
POIS BEM E FACIL.
A RAZAO E A SEGUINTE:PK TENHO DISPENDIDO BASTANTE TEMPO PARA ESTA ASSOCIAÇAO O K LEVOU A MINHA FILHA JA VARIAS VEZES A QUESTIONAR-ME PK TINHA DE IR NOVAMENTE PARA OS BOMBEIROS.
NESSE DOMINGO ESTAVA DE "FOLGA"E APROVEITEI PARA TIRAR UM TEMPO PARA ESTAR JUNTO DA MINHA MULHER(K TAMBEM E BOMBEIRA NESTA ASSOCIAÇAO)E DA MINHA FILHA .FOMOS ALMOÇAR FORA E DEPOIS FOMOS PASSEAR UM POUKO.NAO VEJO KUAL O MAL NISSO.
MAS COSTUMO DIZER "SOU FRACO FISICAMENTE MAS PSICOLOGICAMENTE SOU MUITO FORTE".
JA AGORA APROVEITO PARA DESAFIAR ESSE INDIVIDUO A SE IDENTIFICAR E KOMENTAR O ASSUNTO.SERA K TEM FAMILIA?OU JA TEM MUITO TEMPO DE BOMBEIRO E NAO CONSEGUE JA ACOMPANHAR OS TEMPOS MODERNOS.
OBRIGADO POR DISPENDEREM O VOSSO PRECIOSO TEMPO PARA LER ESTE COMENTARIO




HUGO MIGUEL RIBEIRO MOTA
BOMBEIRO DE 1ªCLASSE NA ASSOCIAÇAO DOS BOMBEIROS DE ALMOÇAGEME



PS:SO MAIS UMA COISA.
PODE HAVER MALTA K GOSTE TANTO DISTO KOMO EU MAS K GOSTE MAIS NAO HA!!GARANTIDAMENTE!!!!!

Anónimo disse...

Gostava de felicitar a instituição por a passagem de 111 anos de vida, como 111 anos não se faz todos os dias e divergências sim essas acontecem frequentemente, acho k seria de louvar as pessoas por se empenharem e não por se enterrarem.

Gostaria de lembrar que esta instituição centenária está muito bem vista, tanto a nível do Concelho mas também a nível Nacional, certamente por todos os elementos que a ela pertencem.

O Sr. Comandante Francisco Rosa do quadro de Honra a quem muito lhe devem esse prestígio a nível nacional, Um SR que neste Pais muitas cartas tem dado a nível de fogos florestais e não é por acaso, que todos os corpos de bombeiros do comboio dos duros o têm como comandante de eleição, mas por mérito e não por estas divergências.

Se a maneira de ser deste Sr. não agradava a certos elementos, conseguiram e o mesmo pediu a passagem ao quadro que ele bem merece, depois embora muito se especulou a direcção dos BVA deu mais umas chapadas sem mão a alguém e promoveu o Sr. Comandante Carlos Silva....

Se mesmo assim as coisas não correr bem será que o mal é do comando ou será que é das pessoas que vivem obcecadas por a ele pertencerem, será que é o treinador que está mal ou será que é alguns jogadores com galões que por terem algum estatuto pensão que têm que comandar.

O Sr. que já o nome foi referido que com algo que lhe coube decidir a nível do DFCI no Distrito de Lisboa teve os métodos de selecção que teve por ai vê-se que também não daria um bom comandante, porque nesta historia dos bombeiros não tem de haver filhos nem enteados…

Lembrem-se como diz o Scolari para passar de besta a bestial leva-se muito tempo agora para passar de bestial a besta é em segundos, por isto deixem ficar Almoçageme onde está como bestial apoiem o Comando e sejam homenzinhos….e deixem-se de merdinhas…

Anónimo disse...

Bom dia

Queria deixar já aqui um voto ao Sr. Vitalino pelo excelente trabalho que tem tido em nos dar todas estas noticias da nossa freguesia. No entanto é com muita pena minha que verifico que há pessoas sem o minimo caracter que continuam a utilizar este espaço para directamente atacar pessoas.

No entanto não posso de deixar de tecer alguns comentários:

Todos nós conhecemos aquela magnifica obra que são as instalações dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, e não posso deixar de enaltecer aqui o esforço e dedicação de todos. Quero também deixar aqui expresso o meu agradecimento aos Srs. Comandantes José Alberto e Francisco Rosa tudo aquilo que me ensinaram, não esquecendo tudo o que estas pessoas fizeram pelo bom nome dos bombeiros de Almoçageme, quer a nível concelhio, quer nacional. É justo aqui o fazer, e claro que têm todo o mérito nisso.

Claro está que existem determinadas pessoas, e desculpem-me a franqueza, pessoas pertencentes ao corpo de bombeiros, que dizem aqui tamanhas barbaridades, atacando pessoas, esquecendo-se que os bombeiros devem ser uma familia, e emquanto familia todos nos conhecemos uns aos outros.

Tenham respeito por todos, incluindo por vocês, não façam aqui comentários destes, aliás comentários já anteriormente feitos em sede própria, por isso ponham a vossa mão na cabeça, sejam homenzinhos como dizem e revejam-se, será que tudo o que têm feito tem sido bem feito, será que a culpa é sempre dos outros!

Os Bombeiros de Almoçageme são uma grande instituição e vão continuar a sê-lo, vamos continuar a apoiar e a fazer aquilo que nos compete fazer, seja individualmente ou em equipa.

Agradecia sinceramente ao autor do blog, e eu sei que este é um espaço para se comentar os artigos, mas como de certeza já viu existem aqui pessoas de má fé que não entendem o significado disto e continuam a denegrir a imagem de pessoas e da própria Instituição, não tendo sequer a coragem e humildade de se identificarem.

Assim Sr. Vitalino, peço que bloqueie definitivamente os comentários sobre este assunto pelos motivos atrás expostos.

Obrigado

Vitor Matos

Anónimo disse...

É com grande espanto que vejo aqui neste espaço comentários de 2 senhores bombeiros em Almoçageme que dizem que amam a instituição a que pertencem mas quero lembra-lhes que á precisamente um ano atrás não pensavam isso, quero dizer com isto quando fizeram um grupo para correrem com o Comandante Francisco Rosa que tanto deu a esta Instituição (BVA) ao longo de décadas que espalhou o nome de Almoçageme pelo país fora e fizeram o que lhe fizeram é realmemte muito triste...
tenho a dizer que esses 2 senhores não gostam da instituição (BVA), quero dizer gostam quando têm interesses são bombeiros por conveniência isso sim... estão lembrados que á um ano atrás pelo menos um destes senhores entregou a farda num saco do lixo e depois tem o descaramento de dizer "PODE HAVER MALTA K GOSTE TANTO DISTO KOMO EU MAS K GOSTE MAIS NAO HA!!GARANTIDAMENTE!!!!!" enfim ...infelismente são estas pessoas que temos para socorrer a nossa população ...

Para finalizar gostaria e sinto-me no direiro que este comentário fosse colocado neste blog peço ao Senhor Vitalino que o aceite por uma só razão "A POPULAÇÃO QUE SOCORREMOS TEM O DIREITO DE SABER A VERDADE"

Anónimo disse...

Uau!
Mais um que não gosta de livre expressão!
Pede ao dono do blog para bloquear comentários que não lhe sabem bem.
É assim mesmo!
Coitado do Vitalino...
Tem o trabalho que tem, e ainda por cima cabe-lhe o papel de censor depois do trabalho.
Como fazes Vitalino? Arrebanhas os comentarios todos e reunes a comissão de censura para decidir quais passam e quais ficam pelo caminho?
Deve ser, porque o esquema resultava com o Salazar, e assim sempre podes desculpar-te com os outros.
Esse tal Matos que idade tem?
70 anos?
Está saudosista?
Tem medo que alguem diga algumas verdades que ele não quer ouvir?
E tu embarcas nesse esquema da censura?
Mas este blog é para os colarenses se expressarem, ou para 'certos' colarenses se expressarem?
Se é assim, o melhor é mudar o fundo para cor-de-rosa...

Unknown disse...

O Comentarista anterior tem toda a razão!
Ainda há censores em 2006 ????
Esse senhor Matos está com medo de quê ?
Tem alguma coisa a esconder?
É uma pessoa destas que está encarrege de apagar um fogo na nossa casa?

Anónimo disse...

Meus senhores vamos deixar deste tipo de comentarios e deixar os homens/mulheres"bombeiros" resolverem os problemas deles e não colocar mais lenha na fogueira, por favor.
Sr. Vitalino não devia bloquear o blog, mas sim as pessoas não fazerem comentarios deste tipo ou seja qual for o teor neste espaços, vamos mudar de atitude e deixem os bombeiros resolverem os problemas deles"mas na associação", façam comentarios costrutivos e não destrutivos.
Queria deixar duas notas;
- O sr Matos é como pessoa uma exelente pessoa, como profissional é muito bem formado e como bombeiros meus senhores em Almoçageme não deve de haver melhor que ele e com tanta competencia, capacidade, lealdade,dignidade e muito mas muito gosto na associação que representa. Força Matos não deixe ir abaixo com comentarios deste tipo. Um abraço deste teu amigo e c.....
-Só referir que não sou bombeiro.
Miguel

Anónimo disse...

Ena pá, que comentário construtivo, só para um lado, mas é construtivo!
C.F.

Anónimo disse...

Realmente é lamentavel alguns comentários. Mas enfim... Ó Vitor porque é que não lhes fazes a vontade, sim tu e o Bruno, vcs não percebem que essa gentinha que diz gostar muito disso, (sim até dá jeito estar de serviço nos bombeiros, é sempre uma boa desculpa para dar em casa) são realmente as pessoas indicadas para esse CB ir ao fundo, vcs e mais uns tantos fazem contravapor, são pessoas actualizadas intiligentes, então não convem que fiquem. E depois sim, a população é que vai realmente ver as pessoas que têm para as socorrer...
Pessoas que fazem para chumbar nos exames, pessoas que mal sabem ler,pessoas que não evoluiram e por isso é que não gostam dos outros, eu cá chamo a isso pura inveja, pronto sabem pegar na mangueira..(.e mangueira rima com cafeteira, era só uma piada) já não é mau. Tambem temos que ver as coisas pelo lado positivo, mesmo que a pessoa morra não faz mal, o importante é que apagamos o fogo... Amen.

Anónimo disse...

Para quem nao sabe, cafeteira ´´e o pinga lume...afinal parece q nao estao tao bem vistos a nivel nacional...mto pelo contrario, fala-se em contrafogos q colocam em risco bens e pessoas, fala-se de mulheres a mistura, bebida...pois e meus amigos.. bem vistos...ja foram sim... agora...nao e assim, de todo. Ja vieram embora do fogo por causa de comportamentos improprios... pois ´´e... afinal meus senhores sao esses que continuam e sao esses qe vos podem socorrer e apagar fogo em vossas casas. E talvez por compactuar com certos comportamentos e que pessoas mto validas se afundaram, e pena...

Anónimo disse...

MEUS SENHORES será que são ainda não perceberam que com estes comentarios vocês estão a destruir uma instituição centenaria que merece ser respeitada mas pelos vistos não está a ser. Mas isto tudo penso eu que é causado pela ambição do poder crescam porque com estas birrinhas de criança só estão a destruir o que os vossos antigos camaradas de farda contruiram com tanto sacrificio.
Ponham a mão na vossa conciência e deixem-se de birras e voltem a ser o corpo de bombeiros com o qual muitas vezes tive o prazer de trabalhar de norte a sul do País

Anónimo disse...

Quanto a cafeteira é uma opinião, pois é, o mal e é pena chama-se dor de cotovelo, dói muito ver um comandante de uma coluna Nacional de fogos florestais a chamar um bombeiro de 1ª Classe dessa casa para lhe perguntar a opinião para extinguir incêndios de grandes dimensões no norte e sul do Pais.

Pois é, mas acho que isto devia ser uma situação de orgulho para vocês e não para andarem a tentar tirar o mérito a pessoas que por muitos erros que tenham cometido (e todos cometem), fazem a marca de qualidade desse corpo de Bombeiros a muitos anos a nível Nacional.

A maior área do BVA é florestal tem uma mancha muito importante da nossa serra de Sintra, como munícipe ainda bem que a pessoas que sabem apagar fogos.

Não sou bombeiro em Almoçageme!!!

Anónimo disse...

Pelos vistos tiveram o bom senso de respeitar a instituição que servem ainda bem que assim foi para o bem de todos vos fico feliz por isso. Atenção não sou bombeiro mas resido em almoçagem com orgulho

Anónimo disse...

"comandante de uma coluna Nacional de fogos florestais a chamar um bombeiro de 1ª Classe dessa casa para lhe perguntar a opinião para extinguir incêndios de grandes dimensões no norte e sul do Pais."
Só tenho um comentário a fazer, se lhe pedia opinião é porque era imcompetente... Ou talvez...Hummm tivesse o rabo preso... será???
Não é dor de cotovelo, pelo menos da minha parte... birra??? tambem não,poder... não de todo, é simplesmente a realidade desse CB... E acreditem que tambem me sinto triste, o que era e o que se transformou! Por esses bombeiros de 1ª fazerem o que querem, até abandonarem o piquete é que isso se transformou no inferno que está...