2011/12/31

Sugestão para almoço do 1º. dia do Ano

Uma sugestão para o almoço de 1 de Janeiro.
Como a folia deve ter entrado pela noite dentro, convém um almoço com algum requinte, mas não muito pesado para o dia seguinte.

Como entrada
Ostras ao gratem na casca

Pica-se uma cebola e põe-se ao lume com um pouco de azeite até aloirar; depois, deitam-se dentro da vasilha as ostras sem água e deixam-se refogar uns momentos. Calcula-se 6 ostra para cada casca. Molha-se miolo de pão em leite ou na água de abrir as ostras, que se deita na vasilha que está ao lume com queijo parmesão, pimenta, noz-moscada, manteiga e salsa picada. Quando ferve, tira-se do lume e, supondo 6 cascas, juntando-se 3 gemas de ovos, o sumo de limão, e leva-se de novo a lume brando, mexendo para não talhar as gemas. Barram-se as cascas das ostras com manteiga, enchem-se com o picado, que deve dourar-se com ovo, depois polvilha-se com queijo ou pão ralado e salsa picada.
Vão ao forno até aloirar. Podem empregar tigelas que vão ao forno em vez de conchas.

Prato Principal
Carne (Bifes) da Pá com Cebola

Cortam-se 750 gr. de carne da pá em pequenos bifes com o peso de 60 gr. e com um dedo de espessura. Temperam-se com sal e pimenta com sal e pimenta; faz-se tostar os bifes com banha de porco ou manteiga, virando-os dos dois lados; conservam-se quentes num prato. Fazendo-se corar 4 cebolas grandes (400 gr).
Na gordura que serviu para a carne deitam-se 2 colheres de farinha, mexendo até que tome uma cor escura; junta-se-lhe 1 litro de caldo ou água, uma pitada de pimenta, 1 colher de café de açúcar e 3 colheres de vinagre. Faça-se ferver lentamente. Colocam-se os bifes num prato, alternando-as com cebolas; um ramo de coentros ou alegrim no meio. Cobre-se com molho passado pelo coador. Vai ao forno durante 3 horas. Os bifes podem servir-se assim ou com as cebolas passadas. Neste caso escolhe-se um prato côncavo; passam-se as cebolas pelo passador e esmagam-se com uma colher de pau. Aquece-se até ferver e deita-se sobre os bifes.

Sobremesa
Ananás com molho de caramelo

Divide-se em fatias de 7 a 8 milímetros de espessura meio ananás, tendo cuidado de lhe tirar do centro a parte rija. Colocam-se estas fatias num prato ou travessa, polvilham-se com açúcar, regam-se com qualquer bebida, vinho d Porto, rum ou vinho branco maduro e deixa e deixa-se macerar 25 minutos. Em seguida enxugam-se e frigem-se em massa de pastéis. Deitam-se na fritura quando esta esteja bem quente e deixam-se aloirar. Logo se vão colocando na travessa que vai que vai ao forno, polvilhando-os com açúcar. Bastam alguns segundos de forno, só para o açúcar tomar o ponto.   

1 comentário:

Antonio (tão longe mas com colares no coração) disse...

Um bom Ano 2012 para a equipa "Noticias de Colares"!!

Adoro o vosso trabalho tantas saudades que tenho de Sintra e Colares.

Abraços e beijinhos!!

Antonio