2006/09/11

Memória de uma Tragédia

11 de Setembro de 2001

Cinco anos passados da tragédia que mudou o mundo, onde faleceram centenas de civis inocentes, vítimas de uma guerra imaginada por alguns, muito se tem falado de terrorismo e de prevenção do mesmo. Mas, o que será realmente o terrorismo?

“Terrorismo = sistema de governar pelo terror e com medidas violentas; actos de violência praticados contra um governo, uma classe ou mesmo contra a população anónima, como forma de pressão visando determinado objectivo; forma violenta de luta política com que se intimida o adversário; modo de impor a vontade por meio da violência e do terror.” (definição do dicionário Priberam – Texto Editora)

Num mundo onde, apesar da crescente proximidade dos povos, economias, etc, prolifera o radicalismo e ódio entre diferentes culturas, estamos cada vez mais expostos a actos terroristas, que infelizmente ocorrem com maior frequência junto de populações civis e portanto totalmente desprevenidas para o facto.
Ninguém está livre.

Susana

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi realmente um dia que marcou o mundo. Fui um dos milhões de pessoas que viu em directo o 2º avião na 2ª torre e foi algo que nunca mais esquecerei.
C.F.

Anónimo disse...

Tenho muita pena de todos os inocentes que lá morreram, mas no fundo acabou por ser uma grande lição para os "americanos" que sempre se acharam intocáveis e melhores que todos os outros povos.
Castro

Anónimo disse...

Eu penso que esta globalização e abertura a culturas que não estão preparadas para coexistir pacificamente com a nossa resulta neste tipo de situações. Até islâmicos já nascidos em Inglaterra e França destilam ódio contra o Ocidente que lhes abriu as portas (abriu-as demasiado, no meu entender). Este acontecimento foi muito lamentável, sim. Sem dúvida. Nenhuma causa é justa se implicar a morte de milhares de vítimas inocentes.
Paulo Rodrigues