2007/08/08

Creme de Groselhas Frescas

Como estamos na altura em que a groselha está madura e tem que ser apanhada, aqui fica uma sugestão:

Creme de Groselhas Frescas

Descascam-se ¾ de quilo de groselhas frescas; deitam-se numa caçarola de esmalte sem defeito, com 300 gr. de açúcar em pó, 4 ou 3 colheres de sopa de água, uma pitada de canela e sumo de limão.
Cobrem-se e deixam-se cozer fortemente, depois passam-se por uma peneira muito fina; aproveitando-se o puré para outra caçarola e deixando-se ferver até tomar a consistência de um creme ligeiro. Deixa-se esfriar completamente. Finalmente a este puré junta-se 2 dl. do que tinha ficado na peneira, bate-se muito bem esta mistura. Deita-se numa compoteira e serve-se com biscoitos ou bolo cortado aos triângulos

6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Sr. Vitalino, por colocar algo doce neste blog, porque o pessoal de Almoçageme anda amargo como o fel. Aquela Associação bem merecia um destino melhor. Pelo que me é dado a ler por aqui, tanto os actuais Bombeiros, como os que saíram não valem prata nenhuma. Aquela honrada instituição precisa de uma limpeza geral, se for necessário que feche as portas e abra de novo mas com harmonia e gente capaz, mas assim não!.. Os Minados e os minadores deveriam ser postos no lho da rua e deixar quem quer trabalhar faze-lo com amor e dedicação.
Um Bombeiro de Almoçageme Triste...

Anónimo disse...

Sr.vitalino, faça lá esta receita de geleia e marque um encontro com todos os que leêm este blogue para nós aguçarmos a boca.

Bomboca de geleia

Anónimo disse...

Amigo Vitalino, eu sei que o meu amigo é um excelente cozinheiro capaz de fazer inveja a muito profissional que anda por aí., mas doceiro!... Essa é nova para mim.
Ainda tenho na memória as grandes jantaradas que se faziam em casa do grande amigo Paulo infelizmente já desaparecido em que o meu amigo era a estrela com o famoso “arroz daquilo que o mar dá” ou o pato com laranja à sua maneira e ainda a celebre sopa de peixe entre outros. Mas doces!!!???? Boa, gostei de saber.
A.C.

Anónimo disse...

Com esses dotes todos não faltarão pretendentes.
Um maridinho assim é que eu precisava, para ter o prazer de me deliciar com uns petisquinhos e docinhos.
(Amigas, Aves destas são raras)
Maria

Anónimo disse...

Vai lai...vai!

Anónimo disse...

Boa...