2007/10/04

100 anos do Adeus a Alfredo Keil

Alfredo Keil nasceu em Lisboa a 3 de Julho de 1851 e morreu em Hamburgo (Alemanha) a 4 de Outubro de 1907.
Músico e compositor lírico, escritor e poeta, Keil não era um pintor de tempo integral, embora também não fosse um artista de fins-de-semana, pois pintava regularmente e deixou centenas de quadros com impressão fina e delicada, de excelente qualidade.
Foi na música, sobretudo, que ele obteve seu maior sucesso. Em 1890 o ultimato inglês a Portugal, ofereceu a Alfredo Keil a inspiração para a composição do canto patriótico "A Portuguesa", com versos de Henrique Lopes de Mendonça. A cantiga tornou-se popular em todo o país e seria mais tarde feita hino nacional de Portugal – A Portuguesa. Entre os livros que publicou, destaca-se Tojos e Rosmaninhos (poesias, 1908), obra tríplice inspirada nas lendas e tradições de Ferreira do Zêzere.
Foi na Região de Colares que viveu durante vários anos e por amor à terra que o acolheu mandou erguer uma Capela no terreno da casa onde morava, a Vila Guida na Praia das Maçãs, que ofereceu à população.
Hoje, 100 anos passados da sua morte, a Comissão Organizadora das Festas da Praia das Maçãs, assinala a data com uma missa por alma de Alfredo Keil na Capela de Nossa Senhora da Praia, às 19:30 horas.


Sem comentários: