2009/03/22

Memórias da Nossa Terra

Em 22 de Março de 1959, o nº. 1.307 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.


Centro-Escola de Pomicultura

D. Alda Madureira Brandão de Vasconcelos

Numa tarde da passada semana, com o sol doirado os campos em risonhas promessas de Primavera, fomos até à quinta da Sarrazola, residência desse grande homem que se chamou António Brandão de Vasconcelos, o qual num gesto que prova o seu estranhado amor pela terra onde viveu e sofreu, a legou ao Estado, para nela ser instalada uma escola onde os rapazes da região pudessem adquirir os conhecimentos indispensáveis para serem conscientes e produtivos. Assim nasceu o Centro-Escola de Pomicultura D. Alda Madureira de Vasconcelos.
Receberam-nos, com cativante amabilidades, o Sr. Eng.º Pedro de Sousa Moura, director do Centro-Escola, as Sras. Eng.ªs D. Maria de Ascensão Louro, D. Lígia Boaventura de Azevedo, as quais estão organizando um curso Feminino de Formação Familiar e Rural dentro da mesma escola.
O curso de pomicultor-viticultor, que está funcionando desde Setembro do ano findo, é destinado aos trabalhadores rurais, tendo a duração de um ano. Os alunos praticam todos os trabalhos necessários à exploração agrícola do Centro, recebendo os salários correntes na região.
As aulas teóricas e práticas são ministradas pelo director da escola, auxiliado por regentes agrícolas.
O curso feminino, da iniciativa do Sr. Secretário de Estado da Agricultura, será inaugurado no dia 1 de Abril, destina-se às raparigas do campo, filhas de agricultores, compreendendo ensinamentos sobre agricultura, avicultura, horticultura, horticultura e jardinagem, pomicultura, puericultura, enfermagem e higiene, conservação de frutos e produtos hortícolas e todos os assuntos que possam interessar à formação de uma boa dona de casa rural, como sejam: cozinha, queijaria, corte doméstico e alimento do lar.
Despedimo-nos dos amáveis dirigentes do Centro-Escola D. Alda Madureira Brandão de Vasconcelos com a certeza de que alguma coisa de bom se está fazendo em Colares

Sem comentários: