2009/08/18

Padre Manuel Frazão Baptista

Chegou ao conhecimento do Notícias que o Padre Frazão faleceu ontem, dia 17/08, no Hospital.
Estará a partir das 22 horas de hoje, em câmara ardente na Igreja dos Foros de Amora.
O funeral será realizado amanhã para o cemitério da Amora, após missa às 12:30h.
Excertos do texto "Priores e outros Padres" de autoria do saudoso António Caruna, gentilmente cedido pela viúva.

"Padre Manuel Frazão Baptista - 1952 a 1971

O Pe.Manuel Frazão Baptista nasceu em Pernes, Freguesia do Concelho de Santarém. Veio paroquiar Colares, sucedendo o Pe.Abílio Lourenço, em 1952, julgo que acabado de ordenar-se e aqui se manteve até à sua transferência para a Paróquia de Riachos, Freguesia do Concelho de Torres Novas, em 1971.
Para além da sua acção apostólica, propriamente dita, o Pe.Frazão dedicou grande parte da sua actividade em iniciativas de carácter educativo e social. (...)
No domingo, dia 16 de Setembro de 1962, o Snr.Cardeal Patriarca de Lisboa veio a Colares presidir à inauguração do Jardim Escola Santos Inocentes, a funcionar em dependências, devidamente adaptadas a esta finalidade, no edifício da residência paroquial, adquirido graças à iniciativa e à coragem do Pe.Frazão Baptista.
Nesse dia, sobre uma mesinha, estava uma lista das necessidades mais imediatas do Jardim Escola, de que destaco, uma furgoneta.
Com efeito, nos primeiros tempos, foi o automóvel particular do nosso Prior que assegurou os transportes das crianças, com o Pe.Frazão ao volante. (...)
Considerando a dispersão dos lugares da Freguesia de Colares, e a falta de um sentido comunitário que unisse toda a população, o Pe.Frazão lançou a iniciativa das Jornadas Comunitárias, visando precisamente a criação desse espírito de unidade e levando a população a dar-se conta das imensas potencialidades que teria a Freguesia se, vencidos os sentimentos de bairrismo exacerbado, os valores individuais e locais fossem postos ao serviço da comunidade. (...) O Pe.Manuel Frazão Baptista, em 10 de Outubro de 1971, despediu-se da nossa Paróquia para paroquiar em Riachos. Deixou muito trabalho realizado ao longo de 19 anos e muita saudade em todos aqueles que com ele privaram."

2 comentários:

isabel disse...

é com grande tristeza que sai esta noticia desde ja os meus sentimentos e um gande obrigada por todo o fez por noz

Anónimo disse...

È com profunda tristeza que li a noticia.
Este HOMEM acompanhava-me desde 1955 e guiou-me nos primeiros passos de individuo!

Obrigado, Padre Frazão!