2010/07/29

Fonte dos Amores - Praia das Maçãs

A Fonte dos Amores na Praia da Maçãs, completa este ano 90 anos de existência.
Situado na Avª. António Garcia de Castro é uma das mais belas fontes da nossa terra.
Projectada por Mestre José da Fonseca em 1916, a fonte dos Amores, na Praia das Maçãs, terá constituído uma espécie de ensaio geral que precedeu a concepção e erecção da fonte Mourisca, seis anos depois.

Assim, este requintado fontanário mesmo que modesto nas suas proporções insere-se no contexto revivalista, de inspiração neo-árabe, ainda que sejam notórias outras influências, algumas delas perfeitamente anacrónicas em relação à época recriada.

O edifício que alberga o fontanário ostenta secção quadrangular e está encimado por merlões escadeados. O alçado principal, com cunhais de embrechados, é percorrido por série de vãos cegos forrados com cerâmicas neo-mudéjares. Sob os vãos rasga-se amplo arco denteado, cujo fecho ostenta possante pedra d'armas do município, sobrepondo-se singela placa moldurada com os seguintes dizeres:

FONTE / DOS / AMORES

O interior patenteia lambril de azulejos neo-árabes, permanecendo as restantes paredes e abóbada revestidas com embrechados. Um assento corrido que surge no prolongamento da conversadeira exterior percorre todo o edifício e, ao centro da parede fundeira, uma torneira emerge do mascarão e vaza o líquido numa pia concheada, ao estilo do século XVIII.

2 comentários:

Anónimo disse...

com que então "erecção"?

Rafaela disse...

A Fonte dos Amores foi recentemente alvo de uma intervenção de Conservação e Restauro, caso seja do seu interesse poderá sempre dar uma olhadela e ficar deslumbrado/a com a intervenção realizada :)