2011/04/03

Memórias da nossa Terra

Em 3 de Abril de 1955, o nº. 1.098 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia De Colares


Progressos! Há muito que não damos notícias de Colares, mas hoje vamos compensar os nossos leitores com um resumo das actividades da Liga para Melhoramentos na Região de Colares, organismo jovem mas de vastos recursos. Temos, pois, a assinalar - e já obtidos – os seguintes melhoramentos: Nomeação de 2 cantoneiros, que já tomaram posse; 1 carro moderno, como os da capital, e outro de taipais, para condução do lixo na vila; 2 carros de taipais para Almoçageme; 1 carro idêntico para o Mucifal; colocação de alguns receptáculos para papeis em Colares; adjudicação do lavadouro público, cuja construção começa esta semana; visita da Comissão de Higiene ao terreno para o novo cemitério de Almoçageme e ao terreno para o alargamento do de Colares; recomeço dos trabalhos da Urca, que já vão bastante adiantados, para abastecimento de água a Almoçageme; inicio, há dias, da reparação da estrada da Adraga; novos planos para o abastecimento de água a Euguaria; nova canalização para o chafariz de S. Sebastião e limpeza das nascentes do Mucifal, já estando pedidas comparticipações; começo de levantamentos topográficos da estrada de Colares – Penedo – Casas Novas e estrada para Nafarros e mais alguns estudos. A Liga comunica-nos ter encontrado a melhor aceitação e boa vontade no Sr. Mário Madeira, ilustre Governador Civil de Lisboa, e no Sr. Eng.º. Carlos Santos, presidente da Câmara Municipal de Sintra, os quais têm correspondido ao movimento de progresso que se está desenvolvendo em Colares, sendo também de destacar o Sr. Eng.º. Silva de Carvalho, que tem sido muito gentil e solícito na questão das águas. Como se vê, a nossa região deixou de estar abandonada ao seu destino, pois há agora quem a defenda e trabalhe para o seu progresso. Iremos sempre dando nota dos melhoramentos efectuados. Bom será que todos os Colarenses compreendam o esforço que a Liga está desenvolvendo em prol da nossa terra.


Jogos Regionais em Colares


O Sport União Colarense recebeu no transacto domingo, 27 a visita do Grupo Desportivo União 1º de Dezembro, de São Pedro de Sintra, com quem empatou a 1 bola. Os grupos alinharam e marcaram: Colarense: - Florêncio, Augusto, Ilídio, e Virgílio; Grilo e Férrea; Coelho, Rebelo, Morgado (1), Manuelito e Rodolfo. 1º de Dezembro – Facada; Domingos, Maurício e Mendes; Gregório e Figueiredo; Gaspar, Casimiro, Almeida (1), Canitas e Teixeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta notícia do Jornal de Sintra de 03 de Abril de 1955, está com piada!
É que a "visita da Comissão de Higiene ao terreno para o novo cemitério de Almoçageme", passados que são 56 anos, não deu quaisquer frutos, pois os respectivos governantes não tiveram tempo para resolver o problema do cemitério de Almoçageme, que está a rebentar pelas costuras... Já agora fica no ar uma pergunta: Que se passa com um estudo, quase decisivo, que foi feito para aí há uns 8 anos, em que meteu análise às terras, e que o novo cemitério seria implantado nuns terrenos da quinta da Sarrazola (ministérios da Economia, Agricultura, Educação...). Parece que ficou tudo em águas de bacalhau. Era gente a mais (ainda metia a Câmara...) e isto onde há muito cão, há muita pulga. Fica aqui a pergunta ao Sr. Presidente da Junta. O que sabe deste assunto, está a andar? Ou está a andar parado? Não sou de Almoçageme, mas como a freguesia é uma só, e não me preocupo só com o buraco da minha rua, gostava que isto fosse mais uma resolução. É que nem era preciso gastar dinheiro com a compra do terreno...
A.P.C.