2011/07/16

Praia acessível para todos



PRAIA ACESSÍVEL A TODOS

Ciente das dificuldades com que os cidadãos com mobilidade reduzida se defrontam, a autarquia vai implementar novamente o projecto “Praia Acessível a Todos” que possibilita aos cidadãos de mobilidade reduzida a fruição plena  da praia, enquanto recurso natural, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida.

O projecto tem decorrido na praia da Adraga (Almoçageme) e na praia das Maçãs, areais que reúnem as condições em termos de acesso, além de existirem instalações sanitárias adequadas.

O Município disponibiliza, gratuitamente, cadeiras de praia, modelo tiralo, que possibilitam a deslocação na areia e o acesso ao mar/banho, bem como monitores de apoio.  Neste Verão, o projecto decorre de 1 de Julho a 31 de Agosto, diariamente, incluindo fins-de-semana e feriados, das 10.00 às 19.00 horas.

É o Município que assegura todos os encargos financeiros, designadamente, as despesas com remuneração e seguro dos monitores de apoio, aluguer de uma barraca de praia que funciona como ponto de encontro e demais apoio logístico. O Projecto é desenvolvido desde 2002 em parceria com as Associações de Bombeiros Voluntários de Almoçageme e Colares.

Desde 2005, no âmbito de um projecto interministerial, a praia da Adraga foi distinguida com o galardão da acessibilidade, por ser considerada uma das Praias Acessíveis de Portugal, tendo ampla divulgação turística por todo o mundo. Em 2008, a praia das Maçãs também foi distinguida com o galardão.

No dia 15 de Julho, pelas 11:30 horas, foi o hasteamento do referido galardão na praia da Adraga.

Gabinete de Impressa da C.M.Sintra


 

Sem comentários: