No passado dia 15 de Janeiro, domingo, foi realizado um exercicio em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Colares, em que foi simulado o desaparecimento de um grupo de turistas.
Foram convidados também os Bombeiros Voluntários de Sintra e a equipa cinotécnica do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Foram convidados também os Bombeiros Voluntários de Sintra e a equipa cinotécnica do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Tema do exercício: 6 turistas de várias nacionalidades perdem-se durante um passeio derivado ao nevoeiro, e há intempérie que de repente aparece, começa a escurecer e passam a noite perdidos, só de manha é que a agência de turismo percebe que os turistas não chegaram ao seu destino.
O alerta é dado as 09h 10 minutos, as buscas são iniciadas pelas equipas Cinotécnicas, tendo a primeira vitima sido localizada as 11h 23min e a ultima as 15h 02min, todas as 6 apresentavam sinais de hipotermia, havendo 2 com alguns traumatismos e derivado a estarem em locais de difícil acesso tiveram que ser resgatadas pelas equipas de grande ângulo, onde tiveram que efectuar 2 resgates bastante técnicos, os trabalhos são dados por encerrados as 17h 05 minutos, duração do exercício 07h 05min
Neste exercício estiveram presentes os bombeiros voluntários de Colares, bombeiros voluntários de Sintra, com equipas de socorro e de resgate em grande ângulo, e duas equipas Cinotécnicas, a Associação de Resgate Cinotécnico e o Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.
B.V.COLARES: 32 elementos / 8 viaturas
B.V.SINTRA: 7 elementos / 3 viaturas
A.R.C: 3 binómios / 6 auxiliares R.S.B.L: 3 binómios / 3 auxiliares
Total elementos: 54
Fotos e texto da ARC
2 comentários:
É com muito prazer que vejo que este intercambio de trabalhos entre estas duas associações não para, e desta vez englobando ainda mais duas identidades, pelo que me apercebi um exercício desta dimensão com a quantidade de elementos que envolveu e o tempo que durou é fantástico, estão de parabéns todas as identidades que participaram, e continuem porque só assim se conseguem bons resultados em cenários reais.
Venho aqui agradecer em nome da ARC o empenho demonstrado por toda a gente (ARC, BVC, BVS, RSBL).
Este foi um exercício de alguma complexidade derivada há área de busca e as condições do terreno, mas no fim todos demonstramos que estamos preparados, isso sim é o mais importante, quero também agradecer a duas pessoas em especial pelo seu empenho na organização deste exercício aos elementos dos BVC, Pedro Louro, Rafael Encarnação, e também desde já um muito obrigado ao Cmdt. Luís Recto pela abertura e a apoio que nos tem proporcionado em trabalhar connosco, ao RSBL por continuarem a sempre disponíveis para partilharmos este intercambio de experiencias na área da cinotécnia, e aos BVS por terem aceitado também o convite, um agradecimento também ao Noticias por continuar sempre disponível para divulgar o nosso trabalho.
Enviar um comentário