2012/05/02

Concurso de Banda Desenhada da Alagamares


A Alagamares-Associação Cultural vai atribuir um Prémio de Banda Desenhada e desafia todos os talentosos a partir dos 16 anos a concorrer, nos termos abaixo descritos. Participem, divulguem e digam aos vossos amigos!

PRÉMIO BANDA DESENHADA DA ALAGAMARES
REGULAMENTO

1
Instituição e finalidade
1.O presente Regulamento define as normas que regem a primeira edição do concurso Prémio de Banda Desenhada da Alagamares instituído pela Alagamares-Associação Cultural.
2.O Prémio é concedido no ano de 2012 e até ao mês de Outubro e destina-se a galardoar um trabalho original de banda desenhada, visando estimular a criação nesta área e o aparecimento de novos autores.
2
Natureza do Prémio
1.Ao autor da obra premiada é atribuído um prémio de 100 euros, e placa respectiva, a ser entregue em cerimónia pública no ano de 2012.
2.A atribuição do Prémio englobará a divulgação do trabalho premiado na forma que se mostre mais adequada, bem como uma exposição de todos os trabalhos, promovida pela Alagamares-Associação Cultural em colaboração com entidade parceira ou por si própria.
3
Júri do Concurso
1.Para efeito da atribuição do Prémio de Banda Desenhada da Alagamares é constituído um júri composto por três elementos, um presidente e duas individualidades indicados pela associação. 
2. Não poderão fazer parte do júri quaisquer intervenientes, directos ou indirectos nas obras a concurso.
3.Aquando da reunião de apuramento do vencedor do prémio, deve o júri designar um representante, de entre os seus elementos, que procede à elaboração de um texto apreciativo da obra seleccionada para ser lido publicamente na sessão da entrega do prémio.
4. As deliberações do júri são tomadas por maioria, excluindo-se a possibilidade de abstenção.
5.Compete à Alagamares-Associação Cultural coordenar o Prémio  e prestar, com eventual colaboração de terceiros, nas sessões que se vierem a realizar,  o apoio ao funcionamento do júri.
4
Concurso
1.O concurso para atribuição do Prémio é publicitado durante o mês de Maio de 2012 através da imprensa e da página Internet www.alagamares.net.
2. O tema é livre.
3. São admitidas exclusivamente obras inéditas escritas em português.
4. Idade mínima dos concorrentes 16 anos
5. A apresentação das obras a concurso obedece às seguintes condições:
a) serem apresentadas em formato A3;
b) ter o original um mínimo de 2 e máximo de 6 páginas;
c) serem as pranchas numeradas e assinadas no verso com o nome do autor;
5
Prazo de Candidatura
A data limite para apresentação dos originais é o dia 31 de Junho de 2012, nos moldes à frente referidos
6
Candidatura
1.As obras concorrentes serão enviadas pelo correio registado e com aviso de recepção e em envelope fechado com indicação exterior “Prémio de Banda Desenhada da Alagamares” para Dharma Livraria- Praceta dos Lírios, nº4 loja, 2725-389 Mem Martins, Sintra, contando a data do respectivo registo postal.
2.Cada concorrente pode apresentar até um máximo de três trabalhos, desde que os envie separadamente.
3. A candidatura deverá mencionar nome, morada, contactos de telefone e e-mail e fotocópia de documento de identificação.
7
Apuramento e classificação
1.O júri disporá de sessenta dias para proceder à classificação.
2. Não há lugar a prémios ex-aequo, reservando-se o júri o direito de não atribuir o prémio se considerar que nenhuma obra o justifica.
3. Podem ser atribuídas até duas menções honrosas, às quais será atribuído um diploma assinado pelo presidente do júri.
4. Tomada a decisão, o júri elabora uma acta final com a classificação e a sua proposta para homologação da direcção da Alagamares-Associação Cultural que a deve tornar pública por via postal e na página Internet da associação nos quinze dias imediatos.
5. O autor a quem tenha sido atribuído o Prémio numa edição não poderá concorrer às duas imediatas que se venham a suceder.
6. Da classificação homologada não haverá recurso.
8
Publicação da obra
1.A atribuição do Prémio pressupõe a divulgação da obra, não havendo lugar ao pagamento de direitos autorais correspondentes à primeira edição, cuja tiragem é da responsabilidade de editora que a Alagamares-Associação Cultural indicar até ao ano subsequente à entrega do Prémio, devendo o lançamento ocorrer em sessão pública promovida pela associação e devendo constar na edição o logótipo da associação e a menção “Prémio de Banda Desenhada da Alagamares.” do ano 2012.
9.
Casos omissos
Os casos omissos e dúvidas de interpretação deste regulamento serão resolvidos pelo júri, de cuja decisão não há recurso.
10.
Pedidos de Informação
Os pedidos de informação são dirigidos a Alagamares- Associação Cultural, para o telefone 913059184 ou o correio electrónico info@alagamares.net
  Av. 25 de Abril, n.º 162
 2710-250 Galamares - Sintra 
 Telefone 913059184
 Portal: www.alagamares.net

 E-mail:info@alagamares.net
Informação enviada pele Associação Cultural Alagamares

Sem comentários: