2013/11/08

Portugal um país de contrastes/Marta Louro

Para mim é sempre uma grande satisfação e orgulho, quando algum dos “Meus Meninos” se destaca por algum motivo. A Marta Louro (Martinha), começa agora a despontar e de que maneira…

                    Portugal um país de contrastes

      Portugal, é um país de contrastes, um país onde as diferenças entre as várias Regiões são surpreendentes, principalmente para aqueles que nos visitam e percorrem o nosso país de Norte a Sul. Que semelhanças há entre o Minho e o Algarve? Entre o Douro Litoral e o Alentejo? Entre o Ribatejo e a Beira Alta? Apenas a língua que nos une, que nos torna num só. Que nos torna portugueses.
      Mas este mesmo Portugal é um país onde reina a pobreza, em que os pobres estão cada vez mais pobres, e os ricos cada vez mais ricos. Este é o estado de um país em vias de desenvolvimento. Um país, que aos olhos do Mundo se quer mostrar desenvolvido, mas que se afunda cada vez mais, a cada dia que passa.
      Em pleno século XXI existem pessoas a “viver de sobras”, pessoas que se encontram no limar da pobreza, revistando e revirando os caixotes do lixo da grande Lisboa, ou da bela cidade do Porto. Num país onde tanto se desperdiça, onde o consumismo assola as carteiras dos deslumbrados, onde o “usa e deita fora” passou a ser forma dominante de uma forma de estar, onde a quantidade passou a ser sinónimo de felicidade e bem-estar.
      Hoje, neste pobre Portugal vive-se na ilusão do endividamento das famílias, vive-se na filosofia do “ter”, ignora-se a miséria a que muitos já estão condenados. Mas este Portugal que hoje se encontra neste estado miserável, foi outrora um Portugal glorioso, um Portugal que era visto aos olhos dos outros países como sendo forte, lutador e aventureiro.
     Todos nós, demonstramos o nosso descontentamento pela situação atual do nosso país, mas este mesmo país, descobriu terras, abriu fronteiras além-mar, venceu e foi vencido, mas nunca deixou de parte o seu espírito nacionalista, patriotista e heroico.
      Portugal, um país onde reina a saudade, onde o fado cabe a cada um de nós, mas só Deus o decide. Portugal, o país dos Descobrimentos que recebe de braços abertos quem por aqui passa.

                                                                             Marta Louro
                                          Estudante do 2º ano de Ciências da Comunicação



Sem comentários: