2013/12/23

Desabafo de Natal / Marta Louro


Desabafo de Natal

Olho pela janela do quarto, observo um céu lindo e brilhante. As estrelas movem-se em alegres grupos que iluminam toda a superfície Terrestre porque é Noite de Natal, a noite que ninguém tem inimigos, tristezas, amarguras, ódios ou guerras. Espera-se ansiosamente pelo Nascimento de Jesus. Com tanta luminosidade este céu brilhante quer dar uma luz de esperança a milhões e milhões de pessoas em todo o Mundo vítimas de xenofobia, racismo, solidão, opressão, discriminação, pela cor da pele, condição económica e social ou até mesmo pela sua aparência, mas, acredita-se que novos dias virão e que um dia todas estas pessoas usufruirão dos mesmos direitos e deveres como cidadãos.
A mesma luz que incentivará e despertará o fim dos vícios, da dependência, da crueldade, do terrorismo e que iluminará um céu tão resplandecente para anunciar que todas as regiões do Mundo são igualmente dignas de amor, respeito, carinho e compreensão. E onde as desigualdades sociais, a pobreza, a miséria desaparecerão e serão apenas meras memórias do passado longinco, pois a felicidade será obrigatória e ninguém passará fome.
Enfim, as inúmeras luzinhas no céu não se encontram lá por mero acaso. Não. Cada uma das estrelas cintilantes transmite uma mensagem de fé e esperança, para que a união de todas as famílias volte a reinar nas suas casas, onde predomine o diálogo, a harmonia e nunca a violência.
No entanto…
Infelizmente, tudo não passou de um sonho. Despertei e tive de enfrentar a realidade dura e crua. O céu não estava brilhante nem repleto de estrelas, estava triste e nubloso. O mundo por mim idealizado estava dominado pelo egoísmo, ódio, hipocrisia, desigualdades sociais, pela desonestidade dos governantes que a cada dia que passa se preocupam cada vez mais com o seu “nariz” do que com o bem-estar do povo e até a Troika contribui para a diminuição das prendinhas do Pai Natal. 
Porém...
Natal é nascimento. Nascimento é vida. Vida é esperança... e a esperança é a última a morrer.
Por isso, não podemos desistir, a minha força e a minha determinação fazem-me acreditar que melhores natais virão, como tal é preciso abrir os braços e o pensamento ao Bem, à Tolerância, à Paz, à Harmonia, ao Amor e à Esperança. Não só na Noite de Natal, mas sempre... Porque Natal é sempre que o homem quiser.
Feliz Natal e bom Ano Novo!  
Marta Louro

Sem comentários: