2006/05/21

SABIA QUE COLARES JÁ FOI SEDE DE CONCELHO?

Em 18 de Julho de 1516, Fernão de Pina classifica Colares como Concelho, com sua Câmara, Juizes, Vereadores, Procurador e o Escrivão da Câmara e seus oficiais, quando o foral dado por D. Manuel foi assinado posteriormente, em 10 de Novembro desse ano. Portanto, Colares estava constituída já como concelho de facto. Depois de ter sido sede de concelho houve tamanhas trapalhadas que chegou praticamente aos nossos dias como simples povoação. Só em 20-06-1997 por dec. Lei 78/97 é que a povoação de Colares seria elevada a Vila.
V.Cara D'Anjo

Foral Original

Foral Traduzido

4 comentários:

Anónimo disse...

O que é que ele não sabe de Colares

Anónimo disse...

Mas que agradável surpresa, agora até já começo a saber coisas da história de Colares, que nems abia que existiam. Continue S.Cara d'anjo com este magnifico trabalho. Esta do Foral de Colares, nem o diabo se lembraria de tal. Para ser honesta é a primeira vez que tal vejo e como é bonito.

Anónimo disse...

Tudo Bonito e com muito interesse, mas que raio onde é que ele foi desencantar o tal dec.lei não sei das quantas, onde eleva Colares a Vila. Sinceramente que nunca tinha ouvido falar de tal coisa. mas pronto fiquei a saber.

Anónimo disse...

Os meus parabéns por conseguires interessar os leitores pelo passado e pela história desta vila tão bonita e de que eu tanto gosto!
É muito fácil conhecer a história de Colares, basta pegar em livros... Mas como muitos portugueses, infelizmente, não gostam de ler, talvez deste modo pouco usual os Colarenses passem a interessar-se mais pela sua terra e a conhecê-la melhor.E, já agora, para quando uma notícia a propósito do belíssimo pelourinho?