2008/12/07

Memórias da Nossa Terra

Em 07 de Dezembro de 1947, o nº. 724 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.


Em Colares
Nova Sede (que existia à frente da estação dos Correios em Colares)
Outros tempos

Há dezenas de anos que em Colares, na velha sede da Banda dos Bombeiros Voluntário (sempre nova no coração do povo), se festejava o 1º de Dezembro, dia da Restauração de Portugal e por isso feriado nacional.
Neste dia, de madrugada, saía a Bando tocando o Hino da Restauração pelas principais ruas da vila, sendo acompanhada por muitos entusiastas conduzindo archotes.
É bastante triste o facto de se possuir actualmente uma nova sede e não haver quem dirija convenientemente. É de lamentar que este ano não festejassem o 1º. de Dezembro como antigamente. Qual a razão? Não sabemos! Mas sabemos que as vozes do povo murmuravam, dizendo que o dia 1 de Dezembro passava para o dia 30de Dezembro, em virtude de ser domingo…
Têm-se dado outros casos na Banda, como, por exemplo, anunciar-se um baile e chegar-se à hora e não haver música para o abrilhantar; outras vezes são dois ou três músicos que aparecem; outras, ainda, realiza-se baile mas sem sequer se apresentar um cartaz a anunciar. Evidentemente que não aparece ninguém, e é tudo assim. Quando há cinema, então, só filmes em deplorável estado de conservação, exibidos, ainda por cima em péssimas condições…
No dia 30 de Novembro havia baile, em substituição do dia 1º de Dezembro, segunda-feira. Mas os frequentadores habituais não sabiam qual o dia exacto, se era 30 ou a 1. Assim, não apareceu quase ninguém, não se efectuando o baile.
No dia 1 apareceu meia dúzia de sócios “conspirando” e com razão, contra a maneira como se faziam tais organizações, dado o facto de só aparecerem dois músicos do “Imperial Jazz”, pelo que também não houve serão, saindo os sócios aborrecidíssimos, em virtude de não terem regalias algumas na nova sede.
E assim se passou o dia 1º. de Dezembro, sem festa alguma em Colares!
Que saudades da velha sede…
E’ conveniente que tais casos não se repitam, salvo as devidas e raras excepções…
F.M.P.

DESPORTO

FUTEBOL

III DIVISÃO
COLARENSE 6 – AGUALVA 1

Jogo em Colares no último domingo perante assistência pouco numerosa.
A’ primeira parte 1 – 0 a favor do Colarense, com o Agualva a actuar apenas com 9 elementos. A meio da segunda parte, com o marcador em 6-1 a favor do grupo local, o árbitro suspendeu o encontro em virtude do Agualva estar a jogar apenas com 6 elementos. Esta medida foi bem acertada, pois os dois grupos não poderiam travar luta com igualdade, motivo porque o Colarense atingiu a marca de 6-1.

Em 07 de Dezembro de 1958, o nº. 1293 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

Colares

Campanha do Bolo do Natal para os Pobres

No passado domingo reuniu-se a Comissão de Colares, na escola masculina, para assentar trabalhos. Foi resolvido enviar convites a várias entidades dos arredores, para formarem comissões locais, dada a dispersão dos lugares da Freguesia.
A comissão de Colares saíu no dia 1 em angariação de adesões, sendo geralmente bem recebida e reúne no dia 8, já com os delegados de Almoçageme, Praia das Maçãs, Azenhas do Mar, Casas Novas, Penedo e Mucifal.
É de registar a espontânea adesão e consequente entrada para a comissão local das senhoras D. Suzette Henriques Paiva Lopes, D. Amélia Paradanda Marques, D. Natércia Freitas Batista e D. Georgina Gomes. Prometeram já inscrever-se, para confeccionar os bolos as senhoras D. Líbia Mota de Abreu, D. Ana, D. Alda Moreira Pinto, D. Emília Amaral, D. Arlete Ramos Agre, D. Fernanda Gonzaga Pinto, D. Maria do Carmo Pinheiro, D. Gertrudes Pinheiro, D. Olívia Pedroso Filipe e D. Adelina Pedroso Dias.
O senhor padre Manuel Frazão Batista, na missa de domingo, chamou a atenção deos fiéis para esta cruzada de bem.
Os serviços de secretaria da comissão estão entregues ao senhor António Caruna, que Voluntariamente se ofereceu para tomar conta dos trabalhos
.

Sem comentários: