2009/11/15

Memórias da Nossa Terra

Em 15 de Novembro de 1959, o nº. 1.341 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.

O Ano Vinícola na Região de Colares

Vão longe os tempos em que a vida e a celeridade de Colares e arredores assentavam quase exclusivamente na excelência dos seus vinhos. Estes, se não perderam a justa fama, diminuíram em quantidade, e nas areias, onde imperava a cepa do “ramisco”, surgem hoje vivendas modernas, símbolo dum progresso que não pode fazer esquecer o passado.
Felizmente que a Adega Regional de Colares não descuida a sua missão, contribuindo para que não se perca totalmente o característico e aromático vinho ramisco, mundialmente apreciado. Assim é que, apesar do pequeno ano vinícola, a Adega registou maior de entrada de uva que em 1958, pois laboraram-se 900 pipas, cabendo à freguesia de São João das Lampas 22%. Para este resultado contribuiu, certamente, o bom preço que a Adega pagou pela colheita de 1958 e também o abono fixado para esta colheita, que na opinião dos vinicultores é compensador.
Ao visitarmos a Adega Regional, durante o período da última vindima, notamos que as suas instalações são, não só precárias para a laboração de tal quantidade, como antiquadas
Bom seria que a junta Nacional do Vinho, que tanto tem contribuído para o progresso da vinicultura em todo o país, levasse por diante, o mais brevemente possível, o projecto, que nos conta estar em estudo, para construção de novas instalações, dotadas dos mais modernos requisitos.
Estamos certos que esta ideia está à muito no espírito da Junta Nacional do Vinho e do presidente Adega Regional Sr. Eng.º. Caetano Vieira de Campos, cuja dedicação a este organismo é já sobejamente conhecida.
Os vinicultores da região merecem realmente este apoio, que será mais um estímulo e virá contribuir para que na Adega regional de Colares não decaia e prossiga na sua missão, tanto mais que é um organismo visitado por turistas nacionais e estrangeiros e será para nos todos muito agradável que uns e outros levem daqui tão boas recordações, que perdurem no seu espírito, como as lembranças do precioso vinho “ramisco”, das cristalinas águas, das saborosas frutas, amenas sombras, vergéis maravilhosos e loiras areias, que fazem da nossa região um verdadeiro paraíso.

Repórter Colarense

Sem comentários: