2010/05/23

Memórias da Nossa Terra

Em 23 de Maio de 1954, o nº. 1.339 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia.
Almoçageme

Pró Auto-Maca
Com grande brilhantismo, realizaram-se nos passados sábado e domingo, no salão de festas da Sociedade local, gentilmente cedida pela direcção, dois espectáculos de teatro pelo dinâmico e simpático Grupo Cénico da compª. de Seguros “Europeia”, composto por amadores de real classe, a favor da Auto-Maca dos Bombeiros Voluntários desta povoação.
No final subiu ao palco a direcção dos Bombeiros, cujo o comandante, em nome da corporação e num breve improviso, agradeceu ao Grupo Cénico a gentileza a que se prestara, deslocando-se a esta localidade para colaborar em espectáculos a favor duma obra humanitária, e pedindo a toda a assistência uma calorosa salva de palmas para os simpáticos visitantes.
Um dos elementos do Grupo Cénico, em representação da Direcção Desportivo da Companhia fez a entrega do donativo de 250$00 para a ajuda da Auto-Maca. Este gesto foi sublinhado com nova salva de palmas.
Dia da Inaugura da Auto-Maca
(Foto do livro cem anos ao serviço da comunidade)
Azenhas do Mar

Escola Oficial
Depois de estar encerrada algum tempo, por motivos da morte da antiga professora, Sr. D. Judite de Oliveira, encontra-se de novo a funcionar esta escola, sob a regência da Sr.ª. D. Julieta Pereira Velez, pessoa, aliás, muito competente, devido à forma como ministra a instrução aos alunos, sendo, por isso, grande contentamento das crianças e de suas famílias, das Azenhas do Mar e Praia das Maçãs, que ainda mais satisfeitos estão por Sr.ª. D. Julieta P. Velez ter aberto aos alunos o ginásio e o refeitório, que se e encontrava fechados há anos.
Festa Anual

Penedo
No Aprazível Penedo, localidade pitoresca e lavada que fica alcandora na serra de Colares, uma comissão de homens activos e amantes da tradição realiza, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Junho, as afamadas festividades anuais em honra do Divino Espírito Santo, seu patrono, do patrono constando, além de restolhenta alvorada com foguetes e morteiros, o abatimento de um “toiro”, que depois das clássicas peripécias será abatido e transformado em conduto de pobres necessitados; baile na Tuna União Penedense, abrilhantado por uma orquestra de Colares; concerto pela excelente Banda da Sociedade Os Aliados, de S. Pedro de Sintra; missa e sermão na vetusta capelinha do Divino Espírito, pelo verº. Prior de Colares sr. Padre Manuel Frazão Baptista; cerimónia da coroação do Imperador; arraial, bailes populares, abrilhantados pela orquestra «Espuma da Adraga», de Almoçageme, etc., etc.
Um programa atraente, que decerto ali lavará bastantes forasteiros das imediações e de Sintra.
Desejamos felicitar os mordomos pela sua corajosa iniciativa e, ao mesmo tempo e desejar o mais absoluto êxito nas tradicionais festas do Penedo.
Desenho de Filipe Costa

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto das memórias e também da expressão «serra de Colares»
Serrano de Colares

Anónimo disse...

Realmente Vitalino vocês são únicos.
Como adepto de Blogs reconheço que o vosso é único.
O interesse que demonstram pela vossa terra e a forma simples e compreensível com que colocam as notícias deveriam ser mais reconhecidos.
Não sei se vocês já reparam a dimensão Alcançada pelo vosso Blog? Ele substitui uma estação de rádio, um jornal ou mesmo uma agência de informação, coisa que não temos nesta bela terra. Isto para não falar das lições de história que vocês nos dão.
Nunca desistam, porque se o fizeram Colares perde muito mais daquilo que se pensa.
Parabéns D. Susana e Vitalino Cara D’Anjo.
(gostei muito das memórias da nossa terra desta semana)
José Carlos Tavares

Cláudia Caetano disse...

A Professora Julieta Pereira Velez foi minha uma bisavó muito querida para mim e numa tentativa (sem grande esperanças) de encontrar algo mais sobre a mesma aqui na web... eis que me surge o vosso blog! Adorei. Bem hajam.