2011/02/15

ARC

No dia 30 de Janeiro realizou-se um exercício conjunto entre a ARC e os Bombeiros Voluntários de Colares.
Tema do exercício: Abalo Sísmico seguido de derrocada de casa em reconstrução.
O exercício teve inicio às 9.30 e terminou as 14.20
Foram resgatadas 5 vítimas, nas quais 2 soterradas, 2 confinadas estando uma (num poço) e uma visível, três com traumatismos diversos e duas com bastante gravidade.
Foram usados 3 cães de busca e salvamento para marcação das vítimas desaparecidas, especializados em escombros e grandes áreas.
Os bombeiros usaram diversas técnicas no resgate das vitimas, tendo pelo menos três delas sido evacuadas pela equipa de resgate em grande ângulo, duas por não haver acessos ao primeiro andar, e às aguas furtadas e outra por encontrar-se num poço.
No final do exercício ficou demonstrado que há sempre coisas a melhorar mas no global correu bastante bem, quer a nível de coordenação como a nível de trabalho.
Muito obrigado a todos os intervenientes pelo profissionalismo demonstrado.
Estiveram envolvidos neste exercício os seguintes meios:
ARC
12 Elementos
1 Chefe de equipa
3 Binómios -3 cães
3 Auxiliares
5 Vitimas
Bombeiros Voluntários Colares
14 Elementos
5 Veículos:
1 VCOT, 1 VSAT, 1 VAME, 1 ABSC, 1 ABTD


Clique em baixo para ver e ouvir com mais qualidade

http://www.youtube.com/watch?v=E8_8sGXDFE8

Texto e imagens: ARC - Ass.Resgate Cinotécnico

7 comentários:

gonçalo santos arc disse...

infelismente não pude estar presente mas foi com muito gosto que vi a arc da qual eu faço parte demonstrar um enorme empenho, parabéns aos bvc também pelo empenho e proficionalismo que demonstraram, foi demostrado aqui que esta freguesia pode contar com uma vertente que muita gente dasconhece que é cinotecnia e o socorro em catastrofe muito obrigado aos bvc por terem aceite este convite, obrigado também ao noticias pela divulgaçao

Teresa Matos disse...

Muitos parabéns à (ARC e BVC) pelo excelente exercicio, tenho muita pena do meu irmão Gonçalo (ARC) não ter participado, pois ele gostava muito, mas tenho a certeza que ele vai ter outras oportunidades parabéns para ele também porque ele ajudou a organizar este exercício.

Anónimo disse...

Boa Gostei...
J.S.F.

Anónimo disse...

e pena nao terem mais fotos e historias desta minha terra mucifal tao rica em pessoas e no seu todo

isabel santos disse...

muitos parabens por se juntarem ,e muito bonito quando as instituições colaboram para porem em acção aquilo que sabem e poderem aprender mais .Espero que tenham mais iniciativas do mesmo genero .

Anónimo disse...

O objectivo do exercício tinha como principal objectivo em primeiro lugar dar a conhecer o trabalho que o Gonçalo e os seus camaradas desenvolve todas as semanas, o segundo objectivo o trabalho em conjunto com os bombeiros que para alguns deles eram desconhecido pelo que pude constatar.
Força rapazes continuem a trabalhar todos em conjunto para que a população possa sentir que em caso de necessidade tem uma mais valia ao seu dispor.

Anónimo disse...

foi com muito espanto que vi o exercicio achei fantatico,o trabalho de ambas as equipas, também foi novidade para mim que existia uma equipa com cães de busca e salvamento na freguesia de Colares os meus parabéns a arc e bvc pelo magnifico exercicio continuem porque ninguem sabe o dia de amanha é bom saber que a freguesia cada dia tem mais valências na area do socorro