2011/05/29

Memórias da Nossa Terra

Em 29 de Maio de 1949, o nº. 801 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia De Colares

Bombeiros Voluntários
A tristeza em que haviam caído os domingos, em Colares, parece ter-se evaporado com a iniciativa dum grupo de Bombeiros Voluntários, que tem levado a feito animadíssimos bailes dentro do próprio quartel. Têm ali tocado o já conhecido “Imperial Jazz”, um grupo de ensaiados a primor por mestre José Alves, e o excelente grupo de Fontanelas, tendo ouvido muitos aplausos. Agora que a comissão Pró-Bombeiro tem bastante adiantado o seu novo pronto-socorro, é justo que se acarinhe esta iniciativa que muito vem contribuir para animar Colares. Oxalá não haja desfalecimento e os simpáticos bombeiros consigam inaugurar em breve o seu novo carro, tão útil, mas tão difícil de alcançar, devido ao eu elevado custo.

Notícias Diversas
= O Lavadouro está quase concluído.
= Está-se fazendo a reparação da Rua da Ribeira, que conduz ao Lavadouro e ensaibramento da Rua Dr. Breja, que vai dar ao Largo da Igreja.
= Em Almoçageme está concluída a reparação da estrada da Adraga e também está quase concluída a reparação da rua que vai desde a Sociedade até ao Largo do Chafariz de baixo.
= Vai começar-se com a reparação do Largo de Almoçageme e da Rua que conduz ao Solar da Capucha, bem como o troço da rua que vai desde a casa do Sr. Luciano até à rua do chafariz de baixo.

Troço para a Praia da Adraga
= Para estas obras a Liga de Melhoramentos da Região de Colares obteve autorização do Sr. Engenheiro Roque de Pinho, para cortes de saibro na saibreira dos Cabecenhos, e uns certos amigos de Colares e de Almoçageme têm posto as suas camionetas a disposição da Liga para os transportes de saibro para os referidos arruamentos.
= Trata-se, também activamente, da solução do abastecimento de águas aos chafarizes de S. Sebastião, Colares, Almoçageme, Mucifal, bem como do futuro chafariz da Eugaria.
= Também se trabalha para o alargamento do Cemitério de Colares e para o futuro Cemitério de Almoçageme situados nos Casais.

Festas do Espírito Santo no Penedo     
Nos próximos dias 4,5 e 6 de Junho realizam-se no Penedo (Colares), as tradicionais e animadas festas populares do Divino Espírito Santo a que não são estranhos fins beneficentes.
Do programa constam alvoradas, cortejos, arraial, barracas diversas, etc., dando as suas colaborações a Tuna Penedense, a Banda da Sociedade de F.U. Açaforense e outros grupos musicais do concelho.

Sem comentários: