2013/01/27

Em 27 de Janeiro de 1957 o nº 1197 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a na Freguesia


Uma Escola na Praia das Maçãs
Há meses, na linda Praia das Maçãs, onde o fator progresso, finalmente parece querer entrar afoitamente, Henriques Alves, ao ouvido, disse-nos:
Tenho umas notícias, em primeira mão para o «Jornal de Sintra».
E explicou que andavam a germinar, no íntimo de alguns devotos amigos da Praia das Maçãs, a ideia da construção, ali, de um edifício escolar, destinado às crianças do meio, que não tinham e que, para receberem o sagrado conduto da instrução das letras eram obrigadas a calcorriar distâncias desumanas.
Demos a notícia, realmente em primeira mão que seu brado. Os comodistas, os céticos e os descrentes torceram as «ventas» e sorriram-se…
Uma escola na Praia das Maçãs!... Isso é lá possível?!...Sonhos…Quimeras… Ilusões…
Os homens bons, aqueles que têm coração e a própria alma arreigada à terra uniram-se. Entenderam-se. E como da união nasce a força esse aglutinamento de esforços e boas vontades actuou, criou forma e ao cabo de curtos meses deitou a cabeça de fora e disse ao «mundo», ufanos e orgulhosamente: «Mãos à obra! A Escola da Praia das Maçãs vai ser um facto»!
Isto quer dizer que a iniciativa do Sr. Henrique Alves que não é dali natural, mas que ali tem montado, há anos o seu modo de vida (a Farmácia Higiénica) foi prolongamente aplaudida, e secundada.

Diamantino Tojal
 Completou, no passado dia 24, mais um aniversário natalício o grande e apaixonado amigo da linda região de Colares, onde a sua ação muito se tem feito notar, principalmente no impulso dado, nos últimos anos, ao progresso da Praia das Maçãs, Sr. Diamantino Francisco Tojal, distinto construtor civil, que foi uma das mais corajosas almas da grandiosa realização turística ali recentemente inaugurada e se chama Piscina Monumental.
Por tal motivo, reuniu à sua volta, num suculento almoço de confraternização, realizado no acreditado Restaurante Camarão, alguns dos seus amigos e pessoas de família, acto esse que decorreu na máxima alegria e entusiasmo tendo sido erguidos brindes pela felicidade do seu lar.
A esses sentimentos nos associamos também, com votos pela contínua saúde e prosperidades do amigo Diamantino Tojal.

A Piscina da Praia das Maçãs estará sempre ligada à família Tojal

Sem comentários: