2013/05/10

Colarense/BTT


Sete corredores de cross country olímpico (XCO)  representaram Portugal na Copa Catalana, prova internacional de classe 2, disputada em Vall de Lord, Catalunha. 

Para a segunda incursão da seleção de XCO por terras espanholas na presente temporada, o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário convocou sete atletas entre os quais os atletas do S.U.Colarense Ana Rita Inácio e João Cabral


“Com esta saída pretendemos dar continuidade ao plano de evolução dos corredores juniores, que ganham experiência com as participações internacionais. Simultaneamente, damos agora início ao plano de preparação internacional para as provas da Taça do Mundo e para o grande objetivo da época, que é o Campeonato da Europa”, revela Pedro Vigário. 


A Seleção Nacional/Liberty Seguros ganhou no passado dia 5 de maio todas as corridas em que participou, em Vall de Lord, Catalunha, na etapa de Sant Lourenç de Morunys, da Taça Catalã de Cross Country Olímpico (XCO). Os resultados individuais em elite e em juniores, valeram ainda à equipa lusa o triunfo coletivo. 

O campeão nacional e primeiro português a representar o país na prova de BTT dos Jogos Olímpicos, David Rosa, alcançou o feito principal, sendo o mais forte na corrida de elite, pontuável para o ranking mundial de XCO. Na mesma prova, Mário Costa cotou-se como o segundo melhor sub-23 em pista, concluindo a corrida na 11.ª posição absoluta. 

“Estivemos muito bem. Conseguimos um resultado histórico, pois trata-se da primeira vitória da seleção numa corrida internacional deste nível fora de Portugal. Foi uma prova espectacular, muito disputada, mas em que os nossos corredores souberam responder da melhor forma à pressão colocada por parte do público espanhol, em apoio aos seus ciclistas”, conta o selecionador nacional, Pedro Vigário. 

Nas provas de juniores, a superioridade lusa foi total. O pódio de juniores masculinos foi totalmente constituído por corredores da Seleção Nacional/Liberty Seguros. João Santos venceu, em segundo lugar o atleta do S.U.Colarense João Cabral e Bruno Machado. As juniores portuguesas também estiveram em bom nível. O triunfo pertenceu a Ana Tomás, que viu a companheira de seleção Ana Inácio do S.U.Colarense subir também ao pódio, graças ao segundo posto que alcançou. 

“O nosso desempenho global permite-nos perceber que estamos a evoluir no bom sentido, o que nos entusiasma com vista ao futuro do XCO português”, congratula-se Pedro Vigário. 

Sem comentários: