2013/08/09

Vandalismo/Roubo e outras coisas mais - Capela de N.S. de Fátima

 

Capela de Nossa Senhora de Fátima
Independentemente de a Capela de Nossa Senhora de Fátima (assim é conhecida) no Banzão ser uma Capela privada, não há o direito de a mesma ser, Vandalizada, Roubada, Profanada e em completo estado de degradação e abandono.
Será acaso para dizer para onde estamos a caminhar?

Num tempo não muito distante ainda tinha alguma dignidade, depois veio o vandalismo

3 comentários:

cupone disse...

Ora aqui está algo em que a Junta ou a Câmara, mesmo sendo propriedade privada deveria tomar medidas no sentido de não deixar esse património chegar a esse ponto de degradação. E espero que tomem medidas urgentes.

Anónimo disse...

Alem de vandalismo (do que se vê, são uns grafitis!)o que se nota é um abandono gritante!
Claro que as autoridades deviam botar mãos nestes casos mas até agora, senão fosse a limpeza dos terrenos o que se veria?
Não seria de saber das possibilidades e responsabilidades dos proprietários?

Anónimo disse...

De salientar que esta capela foi mandada construir por um dos maiores arquitectos portugueses do século XX, pelo que deveria merecer outra atenção. Interessei-me pela situação há cerca de 1 ano, fui lá dentro porque encontrei a porta semi-partida e conseguia-se entrar e vejo agora pelas fotografias que a situação se deteriorou muito desde que lá estive. Os descendentes do Arquitecto Raúl Rodrigues Lima que conheço disseram-me que a capela estaria actualmente na posse ou do Patriarcado de Lisboa ou do Arquitecto Gustavo Rodrigues Lima. Não consegui contactar o segundo e o actual Prior de Colares disse-me que, tanto quanto sabia, a capela não estava na posse do Patriarcado. Tentei confirmar quem era o actual proprietário e tentar pelo menos travar o estado de degradação que o imóvel apresenta, mas na conservatória do registo predial recusaram-se a emitir a certidão que me permitiria verificar esses dados porque a morada que eu forneci "não estava completa".

Paulo Rodrigues