2014/04/28

40 anos depois, a mudança que nunca aconteceu (Marta Louro)


40 anos depois, a mudança que nunca aconteceu

Pedro Xavier, um herói fictício, vive em 1974 e tem uma página no facebook. É um diário de amor e revolução.
O que escreveria no facebook (se existisse em 1974) um jovem dividido entre a busca de uma paixão e a fuga ao regime? A convite do teatro Maria Matos, um escritor criou o personagem, Pedro Xavier, e conta a sua história. "Facebook 1974: procurar o amor e encontrar a revolução" é um diário fictício com pensamentos, ações, fotos, percursos, pedaços de história. Por ser em formato online, conta com a ajuda dos vários fãs que podem partilhar as suas fotografias e experiências.

Pedro Xavier é um rapaz que na altura da revolução dos cravos tinha apenas 18 anos, foi chamado para ir para o Ultramar, porém recusa-se a fazê-lo. Foge para França mas regressa quando deixa de ter notícias da sua amada Luiza.
 

Para o autor, esta história de amor separada por 40 anos reflete o presente, pois a relação entre Pedro e Luiza reflete o drama do país à procura da revolução. Luiza representa o ideal revolucionário e Pedro a mudança de um Portugal cansado e de uma geração à rasca que anseia uma mudança radical.
 

Tal como o personagem principal se viu obrigado a emigrar para França para fugir ao regime, também os jovens de então se vêem obrigados a sair do seu país de origem para procurarem melhores condições de vida. "Todos podemos ser, todos devemos tentar ser heróis anónimos da revolução. As revoluções, tal como os amores, precisam de ser reafirmadas dia após dia, sob risco de — assim não sendo — definharem e acabarem por morrer” , afirma o autor.
 


A história decorre entre março e abril de 1974.


Marta Louro


Sem comentários: