2015/03/15

Memórias da Nossa Terra


Em 15 de Março de 1953 o nº 998 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia:

COLARES
Chamada de atenção! – Conforme foi noticiado, coma alegria de uns e descontentamento de outros, pararam na segunda-feira os «eléctricos» que só voltarão a funcionar em Julho. O serviço é agora feito autocarros. Até aqui nada a argumentar visto que tudo foi determinado superiormente em nome do progresso. Mas...chamamos; a tenção dos Srs. Directores da Companhia para o facto da estação do Banzão funcionar com o seguinte horário Abre às 9 fecha às 13, reabre às 14 e fecha de novo às 18. Resultado: os passageiros das carreiras matinais e nocturnas não têm direito a sala de estar nem qualquer esclarecimento que precisem. Não poderá modificar este estado de coisas, conservando-se aberta a estação como se houvesse «eléctricos» ou continuaremos a ter à noite a tristeza de não ver iluminada a estação do Banzão?
Acrescentamos que de manhã e à noite ainda faz um friozinho de rachar…
Estará isto certo?  

Banda de Colares Prosseguindo nas suas realizações, a Banda de Colares realiza hoje um baile com os «Futuros do Mucifal», orquestra que já abrilhantou o serão de domingo passado.
A direcção nova que é constituída pelos Srs.: presidente, António Simões; vice – presidente, António dos Santos; tesoureiro, Daniel Saraiva; secretários, Fernando Moreira e Júlio Torres; vogais, Artur Guimarães e José Patrício está muito reconhecida a todas as pessoas lhe têm, testemunhada simpatia e prometido auxilio.
Anuncia-se para breve o tradicional «Baile da Primavera».

Bombeiros – Na noite de 9, realizou-se a tradicional reunião dos Voluntários de Colares com os seus colegas de Sintra e Almoçageme, sendo trocados os brindes habituais. Muitos bombeiros visitaram o comandante Baptista ainda doente.
Repórter Colarense

 Também em 15 de Março mas de 1959 o nº 1.306 do Jornal de Sintra publicava o seguinte sobre a nossa Freguesia:

Aniversário dos Bombeiros – Passou no dia 9 mais um aniversário da fundação benemérita Associação dos B. V. de Colares, cujo corpo activo se reuniu, à noite, no quartel como é hábito, em alegre camaradagem com os seus colegas de Almoçageme, Sintra e São Pedro, tendo-se trocado amigáveis brindes. Mal diriam os abnegados Soldados da Paz que horas depois se encontrariam de novo no desempenho da sua humanitária missão, apagando o grande incêndio de Sintra...
Todos devem olhar com carinho para estas prestimosas corporações, que só para o bem existem.
Parabéns
R.. Colarense   


Desenho de José Azevedo sobre as Azenhas do Mar,  
publicada em 15-03-1959 nº 1.306


Sem comentários: